
Caruaru sedia evento gratuito sobre Moda Autoral com estilistas de destaque nacional nesta sexta (25)
25 de julho de 2025A Moda Autoral é tema de talk show que será realizado nesta sexta-feira (25.07), na Faculdade Senac em Caruaru, com entrada gratuita. O evento faz parte da programação de formações do Agreste Mostra Moda, que será realizado no dia 25, em Caruaru, e no dia 26, em Santa Cruz do Capibaribe. Os pesquisadores e estilistas, Jorge Feitosa e Leandro Castro, são os convidados da iniciativa.
Para o coordenador dos cursos do núcleo de Moda da Faculdade Senac em Caruaru, Luiz Clério, discutir a moda autoral no polo de confecções é fundamental diante da mudança de comportamento do consumidor. “As pessoas estão buscando uma representatividade mais particular, mais ligada aos seus grupos de identidade. Quem alimenta esse conceito é a moda autoral, porque, a partir disso, eu tenho um profissional que projeta a sua ideia, a sua visão de mundo. Então, é o exercício dessa visão, é o exercício dessa projeção que vai alimentar as marcas industriais”, explicou Luiz Clério.
*Palestrantes*
Jorge Feitosa é um dos convidados do talk show. Ele cresceu em uma família de sulanqueiros, é estilista, pesquisador e está concluindo mestrado em São Paulo com o tema Sulanca. Esse também foi o tema do desfile que levou para o encerramento da Fenearte 2025, onde apresentou, em 25 looks autorais, memória, afeto e identidade.
Já o estilista Leandro Castro estreou no São Paulo Fashion Week neste mês de julho, com a coleção “Linha”. Ele também é pesquisador e entre os temas que chamam sua atenção estão os materiais não-convencionais, principalmente resíduos de fabricação têxtil.
*Vencedor do MAPE* – A Moda Autoral de Caruaru foi destaque no encerramento da Fenearte 2025. O vencedor da segunda edição do Desafio Mape foi Nill Barbosa, aluno da Pós Graduação em Produção de Moda e Styling, na Faculdade Senac, em Caruaru. O desafio reuniu 15 estudantes de Moda e Design, que tinham que apresentar um look com base no tema do evento, uma homenagem à própria feira. “Quis trazer um tributo aos Mascates, vendedores nômades que iam de cidade em cidade trocando e vendendo seus produtos. No meu look, a cestaria está em foco em detalhes trançados criando forma e movimento”, explicou o estilista sobre o look intitulado “O que se compra e o que se leva”. Para ele, o prêmio foi resultado de muito trabalho “Estou muito feliz com o reconhecimento de todo esse trabalho desenvolvido”, destacou Nill.
Seja seguidor do Instagram do Blog pelo @blogdoedvaldomagalhaes
Fotos: Divulgação