
Acic recebe representantes do polo calçadista de Birigui, Franca e Jaú
4 de julho de 2025Nessa quinta-feira (03), a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) recebeu uma comitiva formada por integrantes do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Birigui (Sinbi), do Projeto Inova, do Sebrae-SP e das unidades do Senai de Birigui, Franca e Jaú. O encontro teve como objetivo a troca de experiências sobre inovação e logística. Caruaru integrou o roteiro do grupo, que também visitou o Armazém da Criatividade, o Porto Digital e a CESAR School, no Recife. A agenda foi intermediada pelo vice-presidente da Acic, Ascânio França.
O presidente da Acic, Cláuston Pacas, destacou a importância da visita e ressaltou a experiência bem-sucedida da Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco, que chegará à sua 40ª edição entre os dias 4 e 6 de agosto, no Polo Caruaru, com 200 expositores já confirmados. “Muitos empresários de outros estados, ao conhecerem o nosso ecossistema de negócios, se surpreendem. A rodada é um exemplo de inovação e eficiência logística, e ficamos felizes em compartilhar essa e mais iniciativas que podem inspirar outros polos”, afirmou.
A diretora executiva do Sinbi, Silvia Mestriner, enfatizou a necessidade de atualização dos empresários de sua região, especialmente frente às transformações digitais e às oportunidades do cenário atual. “Estamos aqui graças ao convite da TDS Company e de Ascânio França. Ficamos impressionados com o ecossistema de inovação do qual a Acic faz parte, mostrando como é possível articular boas práticas com o apoio do governo e do Sebrae. Em Birigui, ainda temos um modelo mental empresarial muito tradicional, com pouco investimento em inovação, e isso precisa mudar”, afirmou.
Outra pauta da reunião foi o evento da Acic “Reforma Tributária em Movimento: o que muda na prática?”, que acontecerá no dia 17 de julho. O contador, advogado e especialista em tributos, André Tenório, que será o palestrante do talk, fez um convite aos empresários. “A Reforma Tributária ainda gera muitas dúvidas. Muitos empresários não compreenderam a dimensão das mudanças, mas elas já estão em curso desde a alteração da Constituição, em 2023. Como contador, percebo uma preocupação crescente com os impactos práticos da reforma, que vão desde a precificação até a relação com fornecedores. É essencial se informar e se preparar desde já”, alertou.
Mais informações e inscrições para o evento estão disponíveis no link: https://bit.ly/talkreformatributaria25.
Siga o Instagram do Blog pelo @blogdoedvaldomagalhaes
Fotos: Divulgação