Feriado de 1º de maio: como funcionará o comércio no Dia do Trabalhador

Feriado de 1º de maio: como funcionará o comércio no Dia do Trabalhador

29 de abril de 2025 Off Por blogem

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja), em parceria com o Sincomcape, firmou negociação coletiva com o Sindicato dos Empregados do Comércio de Caruaru (Sindecc) autorizando a abertura de lojas no Parque 18 de Maio e dos centros comerciais de vendas durante o feriado de 1° de maio de 2025, na próxima quinta-feira, data em que ocorre a tradicional Feira da Sulanca.

As empresas interessadas deverão cumprir as condições previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que incluem o pagamento de ajuda de custo no valor de R$ 70 (sem natureza salarial); fornecimento de refeição ou auxílio alimentação para trabalhadores que realizarem apenas uma hora de intervalo para almoço; concessão de vale-transporte; e a garantia de uma folga compensatória no prazo de até 30 dias.

A autorização para funcionamento foi solicitada até esta terça-feira (29) exclusivamente pela plataforma E-SIND. No cadastro, foi necessário informar os empregados envolvidos e as respectivas datas de folga. Empresas adimplentes junto ao sindicato foram isentas da taxa operacional, já as demais tiveram que recolher os encargos conforme o número de colaboradores indicados. O descumprimento das exigências acarretará penalidades previstas na CCT.

Considera-se como área do Parque 18 de Maio, para fins das garantias estabelecidas, as seguintes vias e arredores da Feira da Sulanca: São Sebastião, Luiz Paes, Limeira Rosal, Lourival José da Silva, Gregório de Matos, Capitão Zezé, Samuel Campelo, Paulino Câmara, Alzira Vidal, Miguel de Sena, João de Barros, Azevedo Coutinho, Raul Leone Boa Ventura, Capitão Lima dos Reis, além de eventuais vias adicionadas por decreto municipal, mediante aditamento.

O Polo Caruaru estará fechado. As atividades retornarão normalmente na sexta-feira (02), com todas as lojas, operações de alimentação e espaços de lazer funcionando em seus horários habituais.