
Unidade Popular realiza em Caruaru aula pública sobre os 61 anos do Golpe Militar no Brasil
2 de abril de 2025Na terça-feira (01.04), a UP junto com o Partido Comunista Revolucionário (PCR), o Centro Cultural Manoel Lisboa (CCML) e o Comitê Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco, realizaram uma aula pública na Estação Ferroviária de Caruaru.
“Onde estão os mortos da ditadura?” Foi com esse questionamento, que na última terça-feira, 1º de abril, data que marca 61 anos do golpe militar de 1964, militantes comunistas organizados pela Unidade Popular, se reuniram na Estação Ferroviária de Caruaru para celebrar a memória dos verdadeiros herois brasileiros, homenagear os mortos e desaparecidos da ditadura militar e repudiar esse período sombrio da história do país.
O espaço foi ocupado com uma exposição relembrando algumas vítimas do regime militar e com uma aula pública. A aula contou com a mediação de Iany Morais, presidente da UP Caruaru e dos debatedores Rafael Freire, jornalista e editor do jornal A Verdade e da professora e advogada especialista em Direitos Humanos, Elba Ravane. O debate trouxe à tona os impactos políticos, econômicos, culturais e sociais da Ditadura Militar no Brasil, além de mostrar o que representou para os brasileiros e brasileiras, viver 21 anos sob o regime militar e as consequências desse período na atualidade.
Além de reafirmar a luta por memória, verdade, justiça e reparação para as vítimas da ditadura militar de 1964, os presentes cobraram punição para os golpistas de 08 de janeiro de 2023. O evento reuniu dezenas de lutadores sociais e chamou a atenção de centenas de pessoas que passavam no local, interagiram com a exposição instalada e prestaram seu apoio a essa justa luta.
Esse ato é um marco na luta por memória, verdade e justiça em Caruaru, representa o início do resgate dos nomes daqueles e daquelas caruaruenses que travaram uma intensa luta em defesa da democracia e contra a ditadura. Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça!
Siga o Instagram do Blog pelo @blogdoedvaldomagalhaes
Fotos: Almir Silva