Unidade Popular realiza em Caruaru aula pública sobre os 61 anos do Golpe Militar no Brasil

Unidade Popular realiza em Caruaru aula pública sobre os 61 anos do Golpe Militar no Brasil

2 de abril de 2025 Off Por blogem

Na terça-feira (01.04), a UP junto com o Partido Comunista Revolucionário (PCR), o Centro Cultural Manoel Lisboa (CCML) e o Comitê Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco, realizaram uma aula pública na Estação Ferroviária de Caruaru.

“Onde estão os mortos da ditadura?” Foi com esse questionamento, que na última terça-feira, 1º de abril, data que marca 61 anos do golpe militar de 1964, militantes comunistas organizados pela Unidade Popular, se reuniram na Estação Ferroviária de Caruaru para celebrar a memória dos verdadeiros herois brasileiros, homenagear os mortos e desaparecidos da ditadura militar e repudiar esse período sombrio da história do país.

O espaço foi ocupado com uma exposição relembrando algumas vítimas do regime militar e com uma aula pública. A aula contou com a mediação de Iany Morais, presidente da UP Caruaru e dos debatedores Rafael Freire, jornalista e editor do jornal A Verdade e da professora e advogada especialista em Direitos Humanos, Elba Ravane. O debate trouxe à tona os impactos políticos, econômicos, culturais e sociais da Ditadura Militar no Brasil, além de mostrar o que representou para os brasileiros e brasileiras, viver 21 anos sob o regime militar e as consequências desse período na atualidade.

Além de reafirmar a luta por memória, verdade, justiça e reparação para as vítimas da ditadura militar de 1964, os presentes cobraram punição para os golpistas de 08 de janeiro de 2023. O evento reuniu dezenas de lutadores sociais e chamou a atenção de centenas de pessoas que passavam no local, interagiram com a exposição instalada e prestaram seu apoio a essa justa luta.

Esse ato é um marco na luta por memória, verdade e justiça em Caruaru, representa o início do resgate dos nomes daqueles e daquelas caruaruenses que travaram uma intensa luta em defesa da democracia e contra a ditadura. Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça!
Siga o Instagram do Blog pelo @blogdoedvaldomagalhaes

Fotos: Almir Silva