Interligação da Adutora do Agreste em Caruaru reforçará abastecimento de cidades atendidas pelo Tramo Sul do Sistema Jucazinho

Interligação da Adutora do Agreste em Caruaru reforçará abastecimento de cidades atendidas pelo Tramo Sul do Sistema Jucazinho

20 de março de 2025 Off Por blogem

Nesta sexta-feira (21.03), a partir das 6h, a Compesa realizará uma intervenção para interligar a Adutora do Agreste à Estação de Tratamento de Água (ETA) Salgado, em um trecho da BR-104 próximo ao Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. Para a execução dos serviços, será necessário suspender temporariamente o abastecimento de água em alguns bairros da cidade. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até as 20h do sábado (22).

Essa interligação é uma das obras emergenciais planejadas pela Compesa para minimizar o impacto da escassez hídrica na região, garantindo que Caruaru e outras 13 cidades do Tramo Sul do Sistema Jucazinho não sofram desabastecimento em períodos de estiagem como o atual, em que a barragem de Jucazinho está em estágio de pré-colapso. Com a conclusão da obra, a ETA Salgado passará a receber um reforço de 400 litros de água por segundo (l/s) do Rio São Francisco, por meio da Adutora do Agreste. Essa solução operacional encontrada pelos técnicos da Compesa permitirá a utilização de um trecho da Adutora do Agreste já assentado, contribuindo para o enfrentamento da crise hídrica que assola o Agreste. Atualmente, Caruaru já recebe 200 l/s da Transposição do Rio São Francisco, e, com essa iniciativa, passará a contar com um total de 600 l/s.

Suspensão temporária do abastecimento:

Em função da obra, o abastecimento de água será suspenso temporariamente em alguns bairros de Caruaru, sendo retomado gradualmente após a conclusão dos serviços, conforme o calendário de distribuição. As áreas afetadas são: Salgado, São João da Escócia, Cidade Jardim, São José, Rendeiras, Luiz Gonzaga, Universitário, Cedro, Parque das Cidades, Juriti, Santa Rosa, Vassoural, Indianópolis, José Antônio Liberato, Petrópolis, Cidade Alta, Rafael, Contendas, Lajes e Juá.

Investimentos:

O Governo de Pernambuco autorizou a Compesa a investir R$ 4,4 milhões de recursos próprios na execução de um conjunto de obras, entre elas, a conexão da Adutora do Agreste à ETA Salgado, que beneficiarão aproximadamente 850 mil pessoas no Agreste. Segundo o diretor de Produção e Planejamento Operacional, Flávio Coutinho, essa interligação representa uma etapa fundamental das obras emergenciais planejadas pela companhia. “Com essa ação, vamos retirar o Sistema Jucazinho da iminência do colapso, uma situação recorrente nos períodos de estiagem. O reforço de 400 litros por segundo para Caruaru e outras cidades atendidas pelo Tramo Sul do Sistema Jucazinho garantirá maior segurança hídrica para a região, ou seja, a continuidade do abastecimento será mantida, independentemente da estiagem”, explica. Além disso, a interligação proporcionará maior flexibilidade operacional à Compesa, permitindo redirecionar parte do volume de água que atualmente é destinado a Caruaru para outras cidades, por meio da inversão do fluxo da água do Sistema Jucazinho, que passará a operar diretamente pela Adutora do Agreste.

Além de Caruaru, outros 13 municípios atualmente dependem do Sistema Jucazinho: Surubim, Casinhas, Salgadinho, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério, Toritama, Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Bezerros e Gravatá.
Seja seguidor do Instagram do Blog pelo @blogdoedvaldomagalhaes
Foto: Divulgação