Glitter no Carnaval: oftalmologista alerta para riscos e dá dicas de aplicação segura

Glitter no Carnaval: oftalmologista alerta para riscos e dá dicas de aplicação segura

1 de março de 2025 Off Por blogem

Pequenas partículas podem causar irritações e até lesões oculares; especialista explica como aplicar e remover o produto com segurança

Os foliões já estão nas ruas curtindo o Carnaval e costumam caprichar na produção para brilhar durante a festa. O glitter, um dos itens mais utilizados nas fantasias e maquiagens, é responsável por dar vida às fantasias, sendo aplicado no rosto, corpo e em adereços como tiaras e chapéus. No entanto, seu uso inadequado pode trazer riscos à saúde dos olhos, provocando irritação, coceira e lesões na córnea. Para evitar problemas, a Oftalmologista Fabiana Gonçalves, do Hospital Santa Luzia, explica quais são os cuidados essenciais para aproveitar a folia sem prejuízos à visão.

“Escolha os que são próprios para uso na pele e próximos aos olhos. Esses produtos são desenvolvidos com partículas arredondadas, menos abrasivas, e materiais não tóxicos, reduzindo o risco de irritação ou lesões oculares”, alerta a médica.

Os glitters artesanais ou escolares costumam ser muito utilizados por conta do preço mais acessível, mas podem ser mais abrasivos e aumentar o risco de machucados na córnea. Para reduzir esse dano, o mercado já possui o glitter cosmético, com partículas menores e arredondadas de pó, sendo considerados menos agressivos para a pele e os olhos.

Dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia indicam que duas em cada dez mulheres que utilizam maquiagem apresentam problemas oculares, como inflamação, ardência, coceira, secreção ocular e conjuntivite alérgica. Durante o Carnaval, período em que o uso de produtos como delineador, rímel, sombra e corretivos é intensificado, a atenção deve ser redobrada.

APLICAÇÃO E REMOÇÃO

A especialista orienta que o glitter não seja colocado muito próximo à linha d’água ou dentro dos olhos. “Ao aplicar glitter, mantenha uma distância segura da linha d’água e do interior dos olhos. Utilize colas ou fixadores específicos para maquiagem, que ajudam a manter o produto no lugar, minimizando o risco de deslocamento para dentro dos olhos”, explica. Além disso, a aplicação deve ser feita com ferramentas apropriadas. “Use pincéis macios ou os dedos para aplicar o glitter com delicadeza, evitando contato direto ou movimentos bruscos que possam causar acidentes. Sempre realize a aplicação em um ambiente tranquilo, para evitar imprevistos”, acrescenta.

Esses cuidados se estendem também ao pós-festa, quando é o momento de fazer a remoção do glitter. Muitas pessoas acabam esfregando o rosto para retirar a maquiagem, o que pode causar microlesões na pele e levar partículas para dentro dos olhos. “Na hora de retirar o glitter, evite esfregar a região. Utilize produtos demaquilantes à base de óleo, que dissolvem o glitter de forma eficaz. Lave o rosto com água abundante e finalize com um enxágue delicado para remover possíveis resíduos”, recomenda Fabiana.

GLITTER NOS OLHOS

Se, mesmo com todos os cuidados, o glitter entrar nos olhos, a médica orienta a não esfregar a região. “Se o glitter entrar no olho e causar desconforto, lave imediatamente com soro fisiológico ou água corrente. Caso o sintoma persista, como vermelhidão, dor ou visão turva, procure um oftalmologista. Não tente remover o glitter do olho com os dedos ou objetos, pois isso pode causar danos à córnea”, alerta.

Seguir essas recomendações pode fazer toda a diferença para evitar imprevistos durante o Carnaval. Com o uso correto e alguns cuidados básicos, é possível curtir a festa com segurança, preservando a saúde dos olhos e garantindo que a festa seja duradoura e divertida.
Seja seguidor do Instagram do Blog pelo @blogdoedvaldomagalhaes
Foto: Kleber Cordeiro/Getty Imagens