Federação das Apaes de Pernambuco participa de lançamento do projeto “Pernambuco Acessível”

Federação das Apaes de Pernambuco participa de lançamento do projeto “Pernambuco Acessível”

20 de fevereiro de 2025 Off Por blogem

A presidente da Federação das Apaes, Graça Mendes e a diretora financeira, Nelma Gomes, participaram na manhã dessa quinta-feira, dia 20 de fevereiro da solenidade de lançamento do Programa “Pernambuco Acessível”. O programa envolve diversas secretarias e irá ampliar os direitos das pessoas com deficiência no estado, a solenidade aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo, em Recife.

O objetivo do programa é fortalecer políticas públicas que garantam autonomia, qualidade de vida, proteção e direitos para pessoas com deficiência e suas famílias. 50 organizações que trabalham com inclusão social e acessibilidade serão beneficiadas com valores de projetos que vão de 60 a 125 mil reais na colaboração para um melhor atendimento dessas pessoas. O governo do estado irá mapear a população de PCDs no Estado, com cruzamento de dados ajudando a identificar a realidade dessas pessoas.

O programa irá agir em diversos setores, na educação por exemplo está prevista a entrega dos kits com acessibilidade para os estudantes, com reglete, bengalas, material de letras ampliadas, em braille, e a introdução de psicólogos em todas as escolas do estado. Para compor o quadro de apoio aos estudantes a expectativa é de que mil profissionais da área sejam chamados, há também a previsão de aumento na disponibilidade de prótese auditiva, junto à oferta de zerar a fila de cadeira de roda, com o fornecimento de mais de 2.700 cadeiras de rodas, além da oferta de cadeiras de alta complexidade.

Durante seu discurso a governadora Raquel Lyra citou o trabalho de Graça Mendes e das Apaes de Pernambuco e o trabalho sério realizado em todas as regiões do estado. Ao fim da solenidade a governadora recebeu das mãos da presidente da Feapaes/PE, Graça Mendes um quadro pintado pela artesã e artista plástica, atendida pela Apae de Bezerros, Andréia Moura, que tem deficiência intelectual e surdez parcial. Andréia usou na tela o guache, desenvolvendo um estilo próprio com desenhos livres e abstratos. Foto: Divulgação
Seja seguidor do Instagram do Blog e comente