
Morre Léo Batista a voz marcante do jornalismo esportivo
19 de janeiro de 2025Morreu neste domingo (19.01), o jornalista esportivo Léo Batista, aos 92 anos. Ele estava internado desde o dia 17 de janeiro no hospital Rio’s Dor, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele foi internado no último dia 6 de janeiro e resistiu por 13 dias. Léo Batista, em mais de 50 anos de trajetória na TV Globo, cobriu Copas do Mundo, Olimpíadas, corridas de Fórmula 1, apresentou os principais programas esportivos na Globo.
João Baptista Bellinaso Neto, conhecido como Léo Batista, nasceu em 22 de julho de 1932, em Cordeirópolis, São Paulo. Começou a carreira no rádio e alcançou o auge na Rede Globo, onde ingressou em 1970.
Léo Batista tornou-se o apresentador mais antigo em atividade na Globo e foi um dos criadores do programa Globo Esporte, lançado em 1978. Na emissora, ele inaugurou o Jornal Hoje, em 1971, ao lado de Luís Jatobá e Márcia Mendes, e também participou do Globo Rural. Sua narração dos gols da rodada no Fantástico tornou-se um marco, assim como sua presença no Esporte Espetacular e no Globo Esporte.
Entre as décadas de 1980 e 1990, ele apresentou um bloco esportivo no Jornal Nacional aos sábados. Até recentemente, era possível ver seu rosto nas edições de sábado do Globo Esporte e ouvir sua voz durante as quartas-feiras nos intervalos dos jogos brasileiros.
A participação de Léo Batista no noticiário esportivo é histórica. Desde a Copa do Mundo de 1950, ele esteve presente em todas as edições do torneio, seja ao vivo ou na retaguarda. Sua cobertura incluiu também Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos. Foto: Divulgação/Globo.
Siga o Instagram do Blog, para comentar