Presidente do Instituto Banco Vermelho se reúne com representantes da Prefeitura de Caruaru

Presidente do Instituto Banco Vermelho se reúne com representantes da Prefeitura de Caruaru

15 de janeiro de 2025 Off Por blogem

_Caruaru foi a primeira cidade do interior do Brasil a aderir ao Banco Vermelho._

A presidente do Instituto Banco Vermelho, Andrea Rodrigues, esteve em Caruaru, nesta quarta-feira (15). A visita se deu em cumprimento à agenda de reuniões com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher (Semu), para ações que serão realizadas durante o ano de 2025. Na ocasião, Andrea visitou, ao lado da secretária executiva da Semu, Hannah Miranda, e da advogada Taíza Maria, o Monte Bom Jesus, onde está instalado o Banco Vermelho do município.

Caruaru foi a primeira cidade do interior do Brasil a aderir ao Banco Vermelho. “A gente tem um carinho muito grande por Caruaru, inclusive porque aqui é um dos lugares que mais utiliza, realmente, esse elemento de luta como um ícone de prevenção”, relatou Andrea. “A gente veio aqui estreitar relações para falar sobre o que faremos juntos agora em 2025. Temos muitos projetos e planos para este ano”, completou.

A secretária executiva da Semu afirmou que o feminicídio acontece porque a política pública não chegou a essa mulher e nada vai trazer a vítima de volta. “O Instituto Banco Vermelho traz essa bandeira de forma muito estratégica, em forma de prevenção, de intervenção pública, educativa, e numa linguagem que chega à população. É muito difícil falar de violência e de feminicídio, e a gente vem com um equipamento público instagramável e que traz a linguagem de ser uma intervenção urbana. Isso aproxima a população”, ressaltou Hannah Miranda.

*Instituto Banco Vermelho*

Caruaru tornou-se a primeira cidade do Agreste de Pernambuco a acolher o projeto do Banco Vermelho. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Caruaru, o Instituto Banco Vermelho, o Governo do Estado e a Uninassau.

O Banco Vermelho é um projeto internacional que surgiu na Itália em 2016 com o objetivo de combater o feminicídio. Desde então, o projeto se expandiu para vários países da Europa e da América Latina, chegando ao Brasil em novembro de 2023, com Recife sendo a primeira cidade a aderir ao movimento.

O Banco Vermelho em Caruaru tem 4 metros de altura, apresenta uma frase motivacional e possui um QR Code que direciona para canais informativos de combate à violência contra a mulher.
Seja seguidor do Instagram do Blog pelo @blogdoedvaldomagalhaes.
Foto: Elvis Édson/Secom/PMC