Congresso Internacional Mariano celebra a fé em Fátima, durante evento organizado pela Comunidade Obra de Maria
18 de outubro de 2024Depois de dois dias de celebrações, orações e pregações, o Congresso Internacional Mariano encerrado nesta sexta-feira, em Fátima, Portugal, foi um grande chamado à consagração ao Imaculado Coração de Maria. Organizado pela Comunidade Obra de Maria, em parceria com a Canção Nova, o encontro, que reuniu grandes lideranças da Renovação Carismática, foi uma grande oportunidade dos peregrinos mergulharem nos ensinamentos da Virgem Maria.
“Em Fátima, Maria chama os filhos a confiar plenamente em sua intercessão. Foi uma oportunidade única de nos consagrarmos ao Imaculado Coração de Nossa Senhora, entregando a ela nossos medos, nossas esperanças e nossa caminhada de fé, resumiu Gilberto Barbosa, fundador da Obra de Maria.
O convite à consagração a Virgem Maria, que ecoa desde as aparições de Nossa Senhora a três crianças na cidade de Fátima, acolhe os corações dos católicos. Fátima é um lembrete do poder da fé e da intercessão de Maria, que oferece consolo e orientação a todos os que buscam seu amparo. A mensagem central do congresso, “Jamais será desamparado aquele que recorre a vós”, traduz essa confiança na Mãe do Céu.
Os segredos de Fátima
Os mistérios revelados em Fátima estiveram presentes no coração do encontro. Entre maio e outubro de 1917, além das aparições, a Virgem Maria confiou aos pastorinhos três segredos que marcaram a história da Igreja e do mundo.
Esses segredos, que ainda hoje despertam reflexões e orações, formam parte da mensagem que Fátima oferece ao mundo: conversão, oração e esperança.
ABERTURA
A abertura do congresso contou com a presença dos fundadores da Obra de Maria, Gilberto Barbosa e Maria Salomé Ventura, e os cofundadores da Canção Nova, Luzia Santiago e Eto (Wellington Jardim). O evento foi iniciado com o Santo Terço, seguido de animação e oração, conduzidos por Maria Salomé. Aos pés da imagem de Nossa Senhora de Fátima, ela pediu proteção a todos aqueles que estão sendo atingidos pelas guerras. “Pedimos paz para as famílias, paz para o mundo. Mãe, cubra-nos com as dobras do seu manto”, pediu Salomé.
O missionário Márcio Mendes, da Canção Nova, iniciou as reflexões com uma pregação sobre o consolo que se encontra no coração materno de Maria, com o tema “Jamais será desamparado aquele que recorre a vós”. Em seguida, o Padre Roger Luís, da Canção Nova, trouxe reflexões e ensinamentos sobre o aprendizado com Maria para fazer a vontade de Deus.
À tarde, Kátia Roldi, coordenadora da CHARIS, fez uma pregação sobre encontrar a graça diante do Senhor. Em seguida, houve a celebração da missa presidida pelo Frei Josué com o rito de consagração à Nossa Senhora, momento em que os peregrinos foram chamados a se entregar plenamente à sua proteção, com assinatura do termo de consagração.
Frei Josué conduziu um dos momentos mais marcantes da celebração, comandando a Procissão Silenciosa com velas até a Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima.
O encontro foi encerrado na quinta-feira com a “Noite de cura interior, libertação, intercessão e súplicas à Virgem Maria”, conduzido por Kelly Patrícia e as irmãs do Instituto Hesed , pelo Diácono Emanuel Maria e Padre Roger Luís.
SEGUNDO DIA
“Maria, cheia de graça e consolo, venha caminhar com teu povo, nossa mãe sempre será”. Com os corações tocados pela canção de devoção à Virgem Maria, os peregrinos iniciaram o segundo dia do Congresso Mariano Internacional na cidade que carrega em seu nome um dos 1.100 títulos da mãe de Deus: Fátima, em Portugal.
Após o Santo Terço, Márcio Mendes, missionário da Canção Nova, iniciou a quarta palestra do Congresso Mariano Internacional, com base no Evangelho de São Lucas (1:39-46). Ele destacou a necessidade de ser inteiramente de Deus, como Maria, explicando que pequenas concessões ao pecado podem corromper a alma, assim como uma gota de vinagre estraga um barril de mel. Márcio ressaltou que o sofrimento, quando entregue a Deus, pode se tornar um instrumento de cura e libertação.
A segunda palestra do dia foi conduzida por Padre Edmilson, também da Canção Nova, abordando o tema “Humilhai-vos debaixo da poderosa mão de Deus” (1 Pe 5, 6). Ele compartilhou sua experiência pessoal sobre o alcoolismo de seu pai e a ausência de afeto na infância, enfatizando a importância de reconhecer a soberania de Deus.
O Congresso foi encerrado com a Santa Missa, celebrada pelos padres Edimilson e Roger Luís. O tema do encerramento foi “Cenáculo com Maria, Batismo no Espírito Santo”, baseado em Atos 1, 14. Durante a homilia, os sacerdotes ressaltaram a importância de seguir o exemplo de Maria, que esteve em oração no Cenáculo, aguardando a descida do Espírito Santo. Foi um convite aos fiéis para buscarem uma renovação espiritual profunda, vivendo o batismo no Espírito como um caminho de paz, fé e transformação. Foto: Divulgação
Seja seguidor do Instagram do Blog