Verão: Sol, Diversão e os Riscos Invisíveis para Seus Olhos

Verão: Sol, Diversão e os Riscos Invisíveis para Seus Olhos

24 de setembro de 2024 Off Por blogem

A temporada de verão em Pernambuco já começou. É a estação do ano mais esperada pelos amantes de praias, atividades físicas ao ar livre e principalmente os finais de semana com os amigos em qualquer lugar onde o sol seja o principal convidado.

Para aproveitar as altas temperaturas e, ao mesmo tempo, conseguir se livrar dos incômodos provocados pela estação, a melhor opção é aprender a se proteger. Quando o assunto é a saúde dos olhos, os cuidados devem ser redobrados.

A médica oftalmologista do Hospital Santa Luzia, Manuela Tenório, defende a tese de que conhecimento salva. “O verão pode ser um perigo aos olhos, quando não há nenhuma preocupação em protegê-los. Isso porque os olhos ficam mais expostos aos raios solares. Além disso, outros fatores que podem causar problemas, como a combinação de lente de contato e piscina”, ressaltam.

A médica aponta que os raios UV (radiações ultravioletas) emitidos pelo sol podem causar danos ao olho, aumentando o risco de alterações na retina, surgimento de catarata e aumentando o risco de câncer na região das pálpebras.

Além disso, o calor e a necessidade maior de uso de ventilação e resfriamento artificial podem causar o ressecamento dos olhos, levando à irritação e desconforto.

A oftalmologista lembra que é nesta época do ano que aumenta a procura na Emergência do Hospital Santa Luzia. “No verão, nos deparamos com mais casos de conjuntivite contagiosa, doença favorecida pela aglomeração, calor e banhos em água contaminada” alerta Manuela Tenório, acrescentando: “Muita gente não sabe, mas não se deve mergulhar em uso de lente de contato em águas paradas pelo risco de contaminação da lente com bactérias ou protozoários presentes nesta água”.

Mas, como evitar os perigos do sol para a visão? A médica Manuela Tenório indica a prevenção como o melhor antídoto e lista as principais atitudes que podem proteger os olhos durante a temporada de muito sol e diversão ao ar livre. “

✓ Use óculos de sol: escolha óculos com proteção UV 100% e lentes polarizadas para reduzir o brilho e o ofuscamento.
✓ Use chapéu: um chapéu de abas largas ajuda a proteger os olhos do sol direto.
✓ Evite olhar diretamente para o sol: a luz solar intensa pode lesar a retina.
✓ Use óculos de natação: proteja seus olhos do cloro da piscina e da água salgada.
✓ Use colírios lubrificantes: se seus olhos estiverem secos, use colírios lubrificantes para aliviar o desconforto.
✓ Lave as mãos com frequência: evite tocar nos olhos com as mãos sujas para prevenir infecções.
✓ Use lentes de contato adequadas: se você usa lentes de contato, siga as instruções do seu oftalmologista! Não durma, nem mergulhe com as lentes!
✓ Faça exames regulares: visite seu oftalmologista regularmente para verificar a saúde dos seus olhos. Conte conosco em todas as estações!
Seja seguidor do Instagram do Blog e comente @blogdoedvaldomagalhaes
Foto: Divulgação