Mostra de cinema com acessibilidade realiza programação gratuita em Caruaru neste fim de semana

Mostra de cinema com acessibilidade realiza programação gratuita em Caruaru neste fim de semana

21 de setembro de 2024 Off Por blogem

Terá início, neste sábado (21.09), a Mostra Janelas para Equidade, o primeiro evento de cinema com foco exclusivo na acessibilidade de Caruaru. Pensada com e para pessoas com deficiência, a programação contará com a exibição de 22 filmes, além de debates sobre acessibilidade, apresentações culturais, exposições e feiras de artistas independentes. A ação é gratuita e seguirá até o domingo (22), na Estação Criativa (antiga Estação Ferroviária).

No sábado, as atividades terão início às 16h30, com apresentação da Banda de Pífanos, uma roda de conversa sobre Audiovisual e Acessibilidade e exibições de cinema que seguem até às 22h. No domingo, a programação acontece das 19h às 21h30, com novos filmes e participação de cineastas. Todas as exibições incluirão pelo menos um recurso de acessibilidade, como audiodescrição, Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e Libras.

“A Mostra surge de um movimento de inquietação, após a escuta ativa de pessoas com deficiência. Neste processo, foi perceptível o desejo delas de vivenciar a cultura de forma plena, especialmente no território local. Muitas expressaram o interesse pelo cinema, mas não apenas para ver suas vidas retratadas nas telas. Elas desejam filmes acessíveis que permitam acessar todos os gêneros, como ficção, comédia, aventura e romance”, explica a coordenadora e idealizadora do evento, Rhaynara Janaina.

Para conseguir atender a este público com mais precisão, o evento teve uma consultoria de acessibilidade, realizada por três pessoas com deficiência: Clebison Alves, Lucy Tertulina e Esnande Quirino. A mostra também conta com coordenação e produção executiva de Rhaynara Janaina, produção executiva de Cecília Távora, assistência de produção de Letícia Cavalcante, produção de acessibilidade de Amanda Lima, produção geral de Ana Carolina, curadoria de César Caos, Ana Carolina, David Garcia, Rhaynara Janaina e Amanda Lima e assistência de produção de David Garcia. O design e a comunicação foram executados por Bianca Carvalho e Dani Melo, do Estúdio GiraCoco. Mais informações estão disponíveis no Instagram: https://www.instagram.com/janelasparaequidade/.
Seja seguidor do Instagram do Blog @blogdoedvaldomagalhaes