Da ancestralidade indígena à força do samba: encontro de ritmos no Polo Azulão
16 de junho de 2024Uma noite emocionante, em todos os sentidos. É assim que muitas pessoas presentes no Polo Azulão lembrarão dos shows realizados nesse sábado (15). Uma noite dedicada ao samba, mas que também abriu espaço para o pagode, o forró, o frevo e até mesmo referências aos povos originários.
Em pouco mais de uma hora de apresentação, Riáh expressou no palco do Polo Azulão diferentes demonstrações da sua ancestralidade indígena – é descendente de indígenas Xukuru-Ororubá, da região de Pesqueira. A apresentação homenageou grandes mestres da música regional.
“Conheci Assisão, Azulão, Petrúcio Amorim, enfim, todos esses mestres que a gente tem da nossa música, do nosso forró, e isso eu trago para a minha vida. Então, eu não poderia deixar de fazer, em algum momento, uma homenagem a esses mestres. E aí eu trouxe essa releitura, dentro do contexto do meu disco”, relata Riáh.
Se Riáh levou para o palco muito da herança dos povos originários, o grupo Sambar & Love apostou no romantismo. Os recifenses, que têm, inclusive, um histórico de importantes shows realizados em Caruaru, apresentaram um repertório com muito samba e pagode – mesclando músicas autorais com grandes sucessos.
Na sequência, Gerlane Lopes apresentou um repertório eclético, mas repleto de muito samba, frevo e, claro, forró. Estreante na programação do Polo Azulão, a intérprete convidou o público para se mexer, espantar o frio e lotar o espaço.
E o público fez bonito no encerramento da noite. Recebeu calorosamente o cantor Jorge Aragão, um dos ícones do samba. Cantando, em voz alta, a música de abertura do show, por exemplo. E foi assim até pouco mais das 2h, quando o artista se despediu em um clima de “até logo”.
“Poder cantar e ver todo mundo cantando junto, não tem nada que possa pagar um momento como esse. Principalmente para vocês, que estão em uma época como essa aqui [São João], em Caruaru. Eu estou feliz, estou saindo daqui muito satisfeito. Pretendo voltar a Caruaru. Se puder, amanhã”, brincou o artista carioca.
Os shows deste domingo (16) terão início às 18h. As atrações são: DJ Cabral Neto, João do Pife e Banda 2 Irmãos (participação do Ballet Cia Marcos Mercury), Silvério Pessoa e Anastácia e Daniel Gonzaga (show Sanfona Sentida). Foto: Felipe Correia/Secom/PMC
Seja seguidor do Instagram do Blog para comentar @blogdoedvaldomagalhaes