Pernambuco envia reforço ao Rio Grande do Sul

Pernambuco envia reforço ao Rio Grande do Sul

11 de maio de 2024 Off Por blogem

Partiram, nessa sexta-feira (10), para o Rio Grande do Sul, 21 bombeiros militares e 4 agentes da Defesa Civil de Pernambuco. Trata-se da maior operação humanitária que o Corpo dos bombeiros de Pernambuco já realizou fora do estado. O percurso será de mais de 3.700 km por terra.

Desde a última sexta-feira (03), militares do CBMPE e agentes da Defesa Civil estadual se preparam para deslocamento rumo ao Sul do país em auxílio à população gaúcha, que sofre com a devastação causada pelas fortes chuvas. Os dias que antecederam a viagem foram de bastante expectativa e planejamento por parte dos pernambucanos. A Força Tarefa *Missão PE/RS* permaneceu no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, desde a segunda-feira (06), aguardando a deliberação do Rio Grande do Sul para o início dos trabalhos de forma coordenada com os demais Corpos de Bombeiros do país.

A Força Tarefa, composta por profissionais de Caruaru, Serra Talhada, Salgueiro, Petrolina e Recife recebeu a notícia, na última quinta-feira (09), da autorização para o início do deslocamento, através do secretário Executivo de Proteção e Defesa Civil cel BM Clóvis Ramalho, e do diretor-geral de Operações do Corpo de Bombeiros, Coronel Robson Roberto. “O cenário é difícil, o caminho é longo, mas lembrem o quanto está sendo difícil para a população gaúcha passar por esse momento e nós iremos lá, em solidariedade, prestar nosso socorro”, falou o diretor no momento do aviso sobre a partida.

Com a Força Aérea Brasileira (FAB) atendendo a demandas de todo o país e sem vaga imediata para promover o deslocamento, os agentes de segurança de Pernambuco seguiram em missão por terra, assim como fizeram os estados da Paraíba, Sergipe, Roraima, entre outros. As viaturas darão a eles mais autonomia e autossuficiência para os trabalhos no Sul, levando consigo todo o suporte necessário à permanência durante os dias da Missão PE/RS. O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, cel Luciano Fonsêca, destaca a complexidade da operação. “Sabemos que não vai ser fácil, mas é importante que vocês cheguem em condições de atuar no terreno e voltem para casa em paz e segurança. É isso que a gente deseja. Muito obrigado! O Comando Geral estará aqui trabalhando atento e pronto para dar todas as condições a vocês”.

O secretário executivo de Proteção e Defesa Civil do Estado, cel BM Clóvis Ramalho, falou da honra e do orgulho de colaborar neste momento difícil para RS: “Estamos muito orgulhosos do nosso efetivo, que vai percorrer quase 4 mil quilômetros para se integrar nesta força-tarefa, apoiando no resgate e no socorro à população afetada, na ajuda humanitária e no gerenciamento de informações de desastres. E o povo de Pernambuco está solidário seja enviando nossa tropa, seja doando em grandes quantidades mantimentos, roupas e água”. Apenas em dois dias da campanha de arrecadação realizada pelo Governo do Estado já passou das 35 toneladas. Às 7h15, as equipes partiram do Quartel do Corpo de Bombeiros, na Av. João de Barros, em comboio ao Sul do país. Foto: Divulgação/CBMPE

Seja seguidor do Instagram do Blog, para comentar @blogdoedvaldomagalhaes