Dengue é ameaça para saúde ocular e pode causar até cegueira

Dengue é ameaça para saúde ocular e pode causar até cegueira

10 de maio de 2024 Off Por blogem

Com uma verdadeira explosão de casos, a dengue tem gerado preocupação na maioria dos lares brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, já são mais de 3 milhões de casos da doença no país, com 1,4 mil mortes. O que muita gente não sabe, é que além dos sintomas como febre, dores musculares, entre outros, a dengue também pode causar problemas para a visão.

“A dengue pode acarretar várias complicações nos olhos, incluindo alterações na retina. Uma das manifestações mais comuns é a retinopatia associada à doença, que pode causar sintomas como alterações na visão, borramento e sensibilidade à luz”, explica a oftalmologista Marília Maruza, do Hospital de Olhos Santa Luzia.

“Essas alterações na retina podem variar desde pequenas hemorragias até complicações mais sérias como edema macular, foveolitis e oclusões de vasos retinianos”, completa a especialista em retina.

Quadros mais graves podem resultar em inflamação da retina, hemorragias oculares e até mesmo comprometimento da visão. Complicações como tromboses também podem surgir. Outro problema que pode aparecer é a neurite, uma inflamação do nervo óptico que pode comprometer a visão de forma transitória ou mesmo definitiva, com distorções e alterações nas cores das imagens.

“O tratamento para essas complicações geralmente envolve a administração de esteroides para reduzir a inflamação e estabilizar a visão. Em alguns casos, procedimentos como fotocoagulação a laser ou injeções de anti-VEGF (substância que inibe o crescimento de novos vasos sanguíneos no olho) podem ser necessários para tratar complicações como neovascularização ou edema macular persistente”, afirma a oftalmologista Marília Maruza.

A prevenção é o melhor caminho para se proteger dos problemas. Eliminar possíveis criadouros de mosquitos, utilizar repelente e não deixar recipientes com água parada abertos são algumas das medidas para evitar a doença. Em casos de alterações visuais, é fundamental procurar um oftalmologista o quanto antes.

“Pacientes que sofrem de dengue e experimentam sintomas visuais devem procurar atendimento oftalmológico para avaliação e tratamento apropriados. Essas complicações geralmente são mais comuns durante a fase de trombocitopenia (diminuição no número de plaquetas no sangue, geralmente entre o terceiro e sétimo dia da doença) da dengue e podem exigir acompanhamento prolongado para monitorar a recuperação e prevenir complicações adicionais”, finaliza a oftalmologista Marília Maruza.
Foto:  Divulgação