HMP passa a integrar rede estadual de saúde com abertura de 20 leitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)
1 de maio de 2024A novidade já está funcionando para atender pacientes do Agreste e tem o objetivo de descentralizar o atendimento de saúde reduzindo a carga nos hospitais localizados na Região Metropolitana do Recife
Os 20 leitos de enfermaria para atender a pacientes adultos com Síndrome Respiratória Grave (SRAG) foram entregues na última segunda-feira (29), no Hospital Memorial de Pernambuco (HMP), em Caruaru, e fazem parte da Política Estadual Permanente para este tipo de problema, que aumenta nesta época do ano, com as mudanças constantes de temperatura e com a chegada do período chuvoso. A iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com o HMP, representa um importante passo para descentralizar o atendimento de saúde e assim reduzir a carga nos hospitais localizados na Região Metropolitana do Recife (RMR).
O HMP foi inaugurado há apenas quatro meses e já se tornou um equipamento de saúde fundamental para a população do Agreste. A unidade se consolida como o terceiro hospital na região que mais realiza cirurgias, ficando atrás apenas do Hospital Mestre Vitalino (HMV) e do Hospital Regional do Agreste (HRA), ambos em Caruaru.
“O HMP se torna um importante equipamento de saúde à disposição da nossa região e de demandas do Estado na medida em que expandimos a nossa capacidade de atendimento e serviços. Dessa forma, nos tornamos um hospital estratégico para o Agreste”, enfatiza Dr. Sidney Ribeiro, diretor-presidente do HMP. Ele acrescenta o que representa na prática a descentralização dos serviços de saúde do SUS. “Vamos cuidar da nossa população com um hospital que garante condições de realizarmos atendimentos aos nossos pacientes sem precisarmos transferí-los para outras cidades ou mesmo para a Região Metropolitana do Recife”, frisou Dr. Sidney.
A inauguração dos 20 leitos de SRAG é apenas o começo de uma grande revolução na saúde pública do Agreste. O HMP contará em breve com 260 leitos, sendo 210 de enfermaria e 50 de terapia intensiva. No momento, o hospital funciona com 40% de sua capacidade. A unidade de saúde disponibiliza de setor de diagnóstico para realizar exames de imagem, além de 03 salas cirúrgicas, com capacidade de realizar 450 procedimentos mensais.
“Gostaríamos de agradecer a confiança depositada pela Governadora Raquel Lyra e a SES. Em relação a nós do HMP, seguimos firmes no propósito de cuidar de nossa gente e com atendimento digno e humanizado”, finalizou Dr. Sidney Ribeiro.
Foto: Divulgação
Seja seguidor do Instagram do Blog @blogdoedvaldomagalhaes