Abril Marrom: 9 entre 10 casos de deficiência visual no Brasil são previsíveis ou tratáveis

Abril Marrom: 9 entre 10 casos de deficiência visual no Brasil são previsíveis ou tratáveis

29 de abril de 2024 Off Por blogem

Um estudo realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontou que 90% dos casos de deficiência visual são previsíveis ou tratáveis. Ainda segundo a pesquisa, são mais de 1,5 milhão de pessoas cegas no Brasil (ou seja, cerca de 1,3 milhão de casos de cegueira evitáveis). A maioria (946 mil) dessas pessoas está em grupos economicamente vulneráveis.

No mês de Abril, é realizada a campanha do Abril Marrom, que visa a conscientização sobre a prevenção da cegueira. A cor marrom foi escolhida por representar a cor da íris mais comum nos olhos dos brasileiros. Já o mês foi selecionado por ser neste mês que se comemora o Dia Nacional do Braille, no dia 8 de abril. A data é a mesma do nascimento do professor José Álvares de Azevedo, que foi responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braille ao nosso país

“É a campanha de conscientização da população sobre a importância da prevenção e combate às diversas causas de cegueira e consequentemente tentarmos reduzir a incidência no Brasil dos principais problemas que podem causar perda de visão”, destaca o oftalmologista Rilcon Coelho, do Hospital de Olhos Santa Luzia.

“As principais causas da cegueira são glaucoma, retinopatia diabética, catarata, traumas oculares e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Além disso, outras doenças sistêmicas também podem afetar os olhos, como hipertensão, problemas relacionados à tireoide, doenças reumatológicas, toxoplasmose, entre outras”, completa o oftalmologista Rilcon Coelho

Consultar um oftalmologista com frequência e fazer exames de rotina são as melhores formas de prevenir doenças que causam a cegueira. A deficiência visual se divide em dois grupos com características e necessidades diferentes: pessoas que apresentam baixa visão e pessoas com cegueira.

Cegueira é o termo usado para perda total de visão, quando a pessoa precisa contar com habilidades de substituição da visão. Sob o enfoque educacional, cego é aquele que não utiliza a visão para a aprendizagem e que necessita de sistemas Braille ou sistemas que verbalizam textos em computadores.

Baixa visão ou visão subnormal é o termo usado para a pessoa que tem sua função visual comprometida, mas que usa ou é potencialmente capaz de usar a visão para executar tarefas.

Muitas das doenças oculares são silenciosas, não apresentando sintomas nas fases iniciais, portanto, o diagnóstico precoce previne a perda da visão. “Para prevenir a cegueira, é essencial realizar exames oftalmológicos regulares, adotar hábitos saudáveis como não fumar, controlar a diabetes e a pressão arterial, além de proteger os olhos contra lesões e usar óculos de sol com proteção UV”, finaliza o oftalmologista Rilcon Coelho. Foto: Divulgação 

Seja seguidor do Instagram do Blog @blogdoedvaldomagalhaes