Maternidade Municipal de Caruaru conta com cinco aparelhos Bilitrons

Maternidade Municipal de Caruaru conta com cinco aparelhos Bilitrons

29 de março de 2024 Off Por blogem

Referência municipal em obstetrícia, com uma das melhores estruturas do país, a Maternidade Municipal de Caruaru Santa Dulce dos Pobres (MMSDP), passou a contar com novos equipamentos para promover o bem estar e a plena recuperação dos pequenos caruaruenses nascidos na unidade. Tratam-se de cinco aparelhos Bilitrons, utilizados para fototerapia em recém-nascidos, equipados com a tecnologia de SuperLED, o que há de mais moderno no mercado nacional para o tratamento da ictérícia neonatal.

Essa manifestação clínica pode ser fisiológica ou patológica e é extremamente comum no público neonatal, causada pelo aumento de bilirrubina indireta (hiperbilirrubinemia) na corrente sanguínea do paciente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), acomete cerca de 60% dos recém-nascidos termo e 80% dos recém-nascidos prematuros. O tratamento mais eficaz e utilizado para a icterícia neonatal é a fototerapia, popularmente conhecida como “banho de luz”, que já era oferecida na maternidade. Com os novos equipamentos Bilitrons, o tratamento passou a ser feito com maior eficácia, por ser em menor tempo de internação para os recém-nascidos.

De acordo com o secretário de Saúde de Caruaru, George Veloso, os novos equipamentos serão suficientes para suprir toda a demanda de bebês nascidos na maternidade, com a necessidade do tratamento. “A aquisição dos cinco novos Bilitrons foi em quantidade suficiente para beneficiar todos os bebês internados na maternidade municipal e garantir uma assistência de qualidade e com segurança para os nossos recém-nascidos que precisarem desse cuidado especial”, enfatizou o secretário.

A Maternidade Municipal de Caruaru Santa Dulce dos Pobres é um equipamento voltado, exclusivamente, ao atendimento das gestantes do município, que apresentam baixo risco habitual, e tem capacidade de atender, aproximadamente, 20 mil pacientes ao ano, e cerca de 1.700 por mês. Na unidade, são ofertados os serviços de obstetrícia e neonatologia, bem como assistência ao recém-nascido, desde o nascimento à consulta de egresso.
Foto: Felipe Correia/ Secom/PMC

Seja seguidor do Instagram do Blog @blogdoedvaldomagalhaes