
Presbiopia: avanço da idade é a principal causa da “vista cansada”
29 de fevereiro de 2024Com o envelhecimento, a visão sofre com um desgaste natural. Entretanto, o avanço da idade não é razão para negligenciar os cuidados com os olhos, já que muitos dos problemas oculares que aparecem em pessoas mais velhas podem ser tratados. É o caso da presbiopia, também conhecida como “vista cansada”.
A presbiopia é uma condição ocular que afeta a capacidade do olho de focar em objetos próximos. Ela ocorre à medida que o cristalino, a lente natural do olho, perde parte de sua flexibilidade ao longo dos anos. “No nosso olho, temos o cristalino, uma estrutura na frente do olho, mas que a partir dos 40 anos vai perdendo a elasticidade. É um músculo que nos ajuda a focar imagens de longe e de perto e com o tempo, ele começa a não funcionar mais como antes”, afirma a oftalmologista Hayana Rangel, do Hospital de Olhos Santa Luzia.
Os primeiros sinais de presbiopia podem passar despercebidos. No entanto, à medida que a condição se desenvolve, a dificuldade em ler textos pequenos, realizar trabalhos de perto e a necessidade de afastar os objetos para ver com clareza tornam-se mais frequentes.
“O paciente que faz o acompanhamento oftalmológico normalmente já é alertado quando chega perto dos 40 anos. Os primeiros sinais acontecem, por exemplo, pela manhã, quando o paciente acorda, vai olhar o celular e não enxerga, porque o músculo ainda não está ativo”, explica a oftalmologista Hayana Rangel.
A presbiopia pode ser corrigida com o uso de óculos ou lentes de contato, de acordo com cada caso. Com o avanço da tecnologia, há opções como lentes progressivas, multifocais e até mesmo procedimentos como a cirurgia intraocular. “Hoje ainda não temos um tratamento específico para retardar a presbiopia. Com os pacientes que começam a ter os primeiros sintomas, a gente dá algumas orientações, como usar uma luz mais forte para ler. E assim conseguimos adiar um pouco o uso dos óculos”, aponta a oftalmologista Hayana Rangel.
“Não precisa se desesperar nem nada. O recomendado é procurar um oftalmologista para avaliar se já está na hora de usar óculos ou se é possível adiar um pouco essa prescrição. Quando a gente entende o processo, aceita melhor”, finaliza a oftalmologista Hayana Rangel.
Foto: Banco de dados
Seja seguidor do Instagram do Blog, para comentar @blogdoedvaldomagalhaes
