
Cortejo Brincantes de Pernambuco encerra seu carnaval em Bezerros
13 de fevereiro de 2024A saída do Cortejo Brincantes foi às 14h. Participaram o Pernas para Circular, a Escola de Samba de Limonil, o Maracatu Estrela de Ouro de Condado, Caboclinho Índio Tupi Guarani de Buenos Aires, os Papangus de Bezerros, o Afoxé Yamim Balé Gilê e a Troça Carnavalesca Mista A Bela da Tarde e seus Bonecos Gigantes.
O objetivo do Cortejo Brincantes é promover um intercâmbio entre as mais diversas manifestações culturais carnavalescas de todo o Estado, além de possibilitar que turistas e a população em geral possam vivenciar uma imersão nas variadas manifestações da cultura carnavalesca pernambucana.
“Os cortejos são momentos marcantes de reafirmação do compromisso da gestão Raquel Lyra com a valorização e promoção da nossa cultura popular. Tão importante quanto salvaguardar as nossas tradições, é promover sua perpetuação para novas gerações”, comentou a Secretária de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco, Cacau de Paula.
A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destaca o Cortejo Brincantes de Pernambuco como uma contribuição importante do Governo do Estado no ciclo carnavalesco. “Incentivar os grupos de cultura popular do Estado é nosso papel enquanto gestores públicos. Cada um desses brincantes é responsável por carregar nossos símbolos mais marcantes: a diversidade cultural e o respeito às tradições”, ressalta a gestora.
Além de Bezerros, a ação inédita promovida pelo Governo durante o ciclo carnavalesco aconteceu nos municípios de Recife, Olinda, Ipojuca, Arcoverde, Pesqueira, Itamaracá e Triunfo, reunindo quase 70 apresentações de grupos e agremiações da cultura popular do Estado.