
Chuva de meteoros é vista em vários Estados do Brasil
23 de dezembro de 2023Fenômeno nos céus de vários Estados brasileiros , entre eles: Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Goiás, chamou a atenção de moradores na noite dessa sexta-feira (22.12) e madrugada deste sábado (23.12). Vídeos nas redes sociais mostram os meteoros. Segundo informações do Royal Museums Greenwich, as luzes são detritos da chuvae meteoro Úrsidas já previstas.
O Serviço Geológico Brasileiro, informa que se chama de meteoro a faixa luminosa que se vê no céu devido a rápida passagem de corpos variados na alta atmosfera terrestre, criando incandescência temporária. Esta incandescência é resultado da fricção de fragmentos destes corpos com a atmosfera.
No entanto, de acordo com informações repassadas pela Associação Astronômica de Arcoverde-PE, com base no observatório da Corporação Norte-Americana Aeroespace, o fenômeno se trata da reentrada de lixo espacial na atmosfera terrestre. Marlon Tenório, da Associação Astronômica de Arcoverde-PE, explicou que partes do foguete retornaram para a Terra e em contato com a atmosfera terrestre acontece o rastro de queima de material. Além disso, Marlon destacou que tudo indica que nada disso atingiu a superfície da Terra e o corpo do foguete se desintegrou na própria atmosfera. Até o momento, não há registro de queda de material.
O Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) sugere que a bola de fogo pode ser resultado da reentrada na atmosfera de detritos espaciais de um foguete chinês lançado em 2018 no Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan.
Outra teoria, levantada pela Astronomiaum, especula que a bola de fogo pode ser relacionada aos satélites Starlink, da SpaceX, cujos componentes podem ter falhado antes de atingir a órbita.
O fenômeno, iniciado em 17 de dezembro, deve acontecer neste ano até a próxima terça-feira, 26. De acordo com o Royal Museums Greenwich, a expectativa é em torno de cinco a dez meteoros por hora no seu auge.
Seja seguidor do Instagram do Blog, para poder comentar @blogdoedvaldomagalhaes