
Polícia Civil-PE deflagra operação de repressão ao crime de lavagem de dinheiro e realiza várias prisões
20 de dezembro de 2023A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou nesta quarta-feira (20/12), a 91a Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada “PLACEMENT”, vinculada à Diretoria Integrada Metropolitana – DIM, sob a presidência do Delegado Paulo Gondim, Titular da 9a Delegacia Seccional – 9a DESEC. A investigação foi iniciada em abril de 2023, com o objetivo de identificar e desarticular Organização Criminosa voltada à prática do crime de Lavagem de Dinheiro.
Nesta quarta-feira (20.12), estão sendo cumpridos 12 (doze) Mandados de Prisão preventiva, 3(três) Mandados de prisão domiciliar, 31 (trinta e um) Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar, Seqüestro de Bens e Valores e Bloqueio de Ativos Financeiros, além da restrição de veículos no RENAJUD e embarcações na Marinha todos expedidos pelo Juízo da Décima Segunda Vara Criminal da Capital. Os mandados foram cumpridos em Olinda, Recife e Igarassu. A ORQ solicitou o bloqueio de 608 milhões de reais em contas e aplicações financeiras dos investigados PF e PJ.
O líder da associação criminosa utilizava -se dos familiares e laranjas usando várias empresas, tais como casas lotéricas, imobiliaria, academia e concessionárias de veículo para a lavagem de dinheiro. Foram cumpridos mandados em cinco casas lotéricas, sendo duas em Olinda, uma em Iputinga, Boa Viagem e bairro de São José (Recife). Houve o sequestro de 14 carros em concessionárias variadas e com alguns dos presos. Até o presente momento mais de 1 milhão e 450 mil reais em espécie. Ainda foram apreendidos celulares, 8 relógios de luxo.
Na execução, estão sendo empregados 210 (duzentos e dez) Policiais Civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães.
As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL, e pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro – LAB/PCPE, contando ainda com o apoio operacional do Comando de Operações e Recursos Especiais- CORE/PCPE, Corpo de Bombeiros Militar – CBMPE, do Centro de Monitoramento Eletronico de Pessoas – CEMEP e da instituição financeira Banco do Brasil.Foto: Divulgação/PCPE.
Seja seguidor do Instagram do Blog @blogdoedvaldomagalhaes