Um em cada dois brasileiros sofre de apneia do sono

Um em cada dois brasileiros sofre de apneia do sono

1 de dezembro de 2023 Off Por blogem

Metade da população brasileira tem apneia do sono ao menos em grau leve, segundo a revista científica The Lancet. A condição, que se caracteriza pela interrupção temporária da respiração enquanto dormimos, pode causar diversos prejuízos à nossa vida e acarretar outros problemas de saúde, como doenças cardiovasculares.

“São eventos recorrentes de obstrução da via aérea superior durante o sono, gerando apneias (pausas respiratórias de, no mínimo,10 segundos) associadoaos sinais e sintomas clínicos”, explica a otorrinolaringologista Karla Beltrão, do Hospital Santa Luzia, integrante da rede Vision One.

A apneia do sono pode ser de dois tipos: a obstrutiva (mais comum) e a central. As causas da doença variam, mas alguns fatores podem favorecer o desenvolvimento da apneia do sono, como obesidade, idade elevada, histórico familiar, alcoolismo, tabagismo e ter as vias aéreas mais estreitas.

Várias teorias vêm sendo propostas. O principal fator de risco é o e excesso de peso corporal. No entanto, também pode ocorrer em pessoas magras. Pacientes com aumento da circunferência do pescoço e com hipertensão arterial também são mais propensos”, aponta a otorrinolaringologista Karla Beltrão.

Os principais sintomas da apneia do sono são dores de cabeça matinais, sonolência durante o dia, dificuldade de concentração, e alterações de humor, como ficar mais ansioso e irritado.

O tratamento é aplicado de acordo com cada caso. “O tratamento vai variar com o tipo de apneia (se leve, moderada ou severa), com a sintomatologia do paciente e com alterações da polissonografia. Pode envolver desde a higiene do sono, medidas comportamentais como perda de peso, evitar o consumo de álcool e sedativos, fonoterapia, placas intraorais e uso do CPAP”, finaliza a otorrinolaringologista Karla Beltrão.

Foto: Banco de dados.