
Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia nesta quarta (29)
28 de novembro de 2023Com foco na construção coletiva de ações e estratégias para fortalecer as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação, inicia nesta quarta-feira (29) a 5º edição da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O primeiro dia de evento vai acontecer no auditório do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (i-Litpeg), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com programação das 8h às 17h. A entrada é gratuita, as inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no site conferenciacti.pe.gov.br.
Com o objetivo de interiorizar a discussão, nos dias seguintes, a Conferência será realizada nas cidades de Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão). O momento busca reunir todo o ecossistema de inovação, pesquisadores científicos, representantes de empresas tecnológicas e todos os cidadãos interessados em elaborar propostas para o Plano Decenal de CT&I 2025-2035.
Integrado à V Conferência Nacional de CT&I, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o evento estadual é executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e Usina Pernambucana de Inovação – ambas vinculadas à Secti/PE – e visa articular o sistema estadual de CT&I em torno de debates que influenciam na formulação de políticas públicas voltadas ao setor científico, tecnológico e de inovação.
De acordo com a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, a participação na Conferência Estadual de CT&I se estende a todas as esferas da sociedade. “O intuito é atingir um público que vá além do universo da academia, dos institutos de pesquisa, das empresas inovadoras e do setor público, que chegue à população em geral. A Conferência contará com atividades distribuídas em todo o Estado, incluindo Petrolina e Caruaru, com atividades no Instituto Federal e Armazém da Criatividade, dois ambientes propulsores no ecossistema de inovação. Assim, vamos poder propor coletivamente ações e recomendações para o Plano Decenal de CT&I 2025-2035”, pontuou a gestora.
Como temas norteadores, serão promovidos debates em torno de quatro eixos: recuperação, expansão e consolidação do sistema de CT&I; reindustrialização em novas bases e apoio à inovação; CT&I para programas e projetos estratégicos; e CT&I para o desenvolvimento social.
O encerramento do evento acontece no dia 7 de dezembro, no Auditório do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia, da UFPE (i-Litpeg), e vai contar com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. A
Serviço | Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
Data: De 29 de novembro a 1º de dezembro
Locais:
Recife – Auditório do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia da UFPE (i-Litpeg) | Av. da Arquitetura, Cidade Universitária
Caruaru – Armazém da Criatividade | Rod. BR 104, Km 92 – Polo Caruaru – Nova Caruaru
Petrolina – Auditório IFSertão | R. Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791 – João de Deus
Encerramento: Dia 7 de dezembro
Local: Auditório do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia, da UFPE (i-Litpeg)
Inscrições e programação completa: www.conferenciacti.pe.gov.br