Dia Mundial da Visão: 6 em 10 casos de cegueira são evitáveis

Dia Mundial da Visão: 6 em 10 casos de cegueira são evitáveis

11 de outubro de 2023 Off Por blogem

Mais da metade das pessoas que sofrem de cegueira poderia estar enxergando caso adotassemmedidas de prevenção, como ir ao oftalmologista ao menos uma vez por ano. Marcado anualmente na segunda quinta-feira de outubro e celebrado no dia 12 de outubro em 2023, o Dia Mundial da Visão foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar e conscientizar a população sobre as causas da cegueira no mundo, a fim de prevenir e tratar de modo mais eficaz as doenças oculares.

A visão é um dos sentidos mais importantes do nosso organismo. E maioria das doenças oculares que levam a cegueira são preveníveis hoje desde que diagnosticadas de maneira precoce. Devemos sempre ir ao médico oftalmologista, porque se você não cuidar da visão de maneira adequada, com um profissional, você pode ser diagnosticado de maneira muito tardia e aí há limitações de tratamento e mesmo tratando, não conseguir restaurar o que já se perdeu”, afirma o diretor médico do HOPE e presidente da Sociedade de Oftalmologia de Pernambuco, Vasco Bravo Filho.

Segundo a OMS, cerca de 2,2 bilhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual. No Brasil, esse número atinge por volta de 207 milhões. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), as principais causas de cegueira ou baixa visão incluem catarata, erros refrativos não corrigidos, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade.

Muitas dessas doenças aparecem de forma silenciosa e não apresentam sintomas no início, o que reforça a importância do diagnóstico precoce e acompanhamento oftalmológico durante todas as fases da vida. Nas crianças, a maior parte dos casos de cegueira poderia ter sido evitada através de exames como o teste do olhinho.

Já nos adultos, o CBO chama atenção para oenvelhecimento da população brasileira. Como nossa população apresenta uma das maiores taxas de aumento da expectativa de vida entre os países mais populosos do mundo, é possível estimar que haverá um aumento de casos de cegueira associados à idade.

A importância de cuidar da visão envolve a prevenção e/ou diagnóstico precoce das doenças oculares, além de promover conforto e qualidade visual no dia a dia. Para isso, é importante frequentar o oftalmologista regularmente, manter hábitos saudáveis, evitar exposição excessiva aos eletrônicos e a luz solar, entre outras coisas. Dessa forma, podemos envelhecer com saúde e qualidade de vida”, aconselha o diretor médico do Hospital de Olhos Santa Luzia, Alexandre Dantas. Foto: Banco de dados.