Comitê Estadual de Monitoramento aos Incidentes com Tubarões dá dicas para banho de mar seguro
10 de outubro de 2023 Off Por blogemA comemoração do Dia das Crianças, neste dia 12 de outubro, tem a previsão de muito calor na Região Metropolitana do Recife. Diante de mais um feriadão com marés altas, com picos à tarde, o Comitê Estadual de Monitoramento aos Incidentes com Tubarões (Cemit) alerta mais uma vez a população sobre os cuidados que possibilitam um banho de mar seguro.
Durante o feriadão teremos maré alta no período da tarde, entre 14h40 e 16h10, com amplitudes que variam de 2.1 a 2.3 metros. Pela manhã, entre 08h40 e 10h05 teremos marés baixas entre 0.2 e 0.4 metros, que são propícias para a formação de piscinas naturais, ou seja, com águas abrigadas pelos recifes. Nos trechos onde o mar é aberto – sem proteção dos recifes – é desaconselhável o banho de mar a qualquer hora do dia ou nível da maré.
Entre os dias 12 e 14 de outubro, a Lua estará na fase Minguante, período que geralmente apresenta marés de quadratura (ou marés mortas), com níveis de maré mais amenos e ondas fracas. No entanto, as marés serão similares às do dia 15, data que marca o início do período de Lua Nova. O Cemit orienta, que em época de luas cheia e nova, os banhistas não entrem no mar durante as marés cheias, pois o nível da água e as correntes marítimas ficam mais intensas, causando risco de incidentes com tubarão e afogamentos.
Além disso, o Comitê orienta também que a população evite o banho de mar nas seguintes condições:
– Em áreas com placas de advertência de riscos de incidentes com tubarões;
– Se estiver com algum tipo de ferida ou sangramento, pois fluidos sanguíneos podem ativar o olfato dos animais;
– Durante períodos chuvosos, que aumentam a turbidez da água, fazendo com que os animais não diferenciam bem suas presas naturais de humanos.
– Em locais próximos às desembocaduras de rios, pois os rios deságuam grandes quantidades de sedimentos e matéria orgânica no mar que, além de deixar a água turva, tende a atrair animais marinhos que podem oferecer riscos de incidentes. Além disso, essas regiões podem ser utilizadas como berçários de algumas espécies de tubarões;
– Se tiver consumido bebida alcoólica;
– Se estiver sozinho(a);
– Se possuir objetivos brilhantes e chamativos, que podem aguçar os sentidos dos animais;
Outras informações importantes:
Um trecho de 33 km, entre a Praia do Farol, em Olinda, até os coqueirais da Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, é considerado um trecho de atenção para banhistas, que devem seguir as orientações dadas pelo Comitê. Segundo o Decreto estadual 21.402/1999, nesta área é proibida a prática de atividades náuticas.
A proibição para banho ocorre em um único ponto, em um trecho de 2,2 km da Praia de Piedade, entre a Igrejinha de Piedade e o Hotel Barramares, localizado ao lado do Hospital da Aeronáutica. Essa proibição foi estabelecida por decreto municipal de Jaboatão dos Guararapes.
Confira os horários das marés durante o feriadão:
Dia 12/10 (quinta-feira)
02h19 – 2.1m
08h39 – 0.4m
14h39 – 2.1m
20h51 – 0.4m
Dia 13/10 (sexta-feira)
02h51 – 2.3m
09h06 – 0.3m
15h08 – 2.3m
21h17 – 0.3m
Dia 14/10 (sábado)
03h21 – 2.3m
09h36 – 0.2m
15h39 – 2.3m
21h49 – 0.3m
Dia 15/10 (domingo)
03h54 – 2.4m
10h04 – 0.2m
16h09 – 2.3m
22h17 – 0.3m


