Blefaroplastia: entenda a cirurgia nas pálpebras feita pelo presidente Lula

Blefaroplastia: entenda a cirurgia nas pálpebras feita pelo presidente Lula

6 de outubro de 2023 Off Por blogem

Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por duas cirurgias: uma no quadril e outra nas pálpebras. O procedimento realizado pelo político na área dos olhos é a blefaroplastia, feita para retirada do excesso de pele nas pálpebras. O procedimento é o mais comum da plástica ocular, especialidade da oftalmologia que estuda a região periocular (incluindo as pálpebras), vias lacrimais e anexos cutâneos (cílios e glândulas palpebrais).

Blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras superiores ou inferiores quando se retira o excesso de pele e bolsas de gordura. Pessoas de qualquer idade podem se submeter ao procedimento”, explica o oftalmologista Jerrar Xavier, especialista em plástica ocular do Hospital de Olhos Santa Luzia, que integra a rede Vision One.

O objetivo da blefaroplastia é deixar o olhar mais jovem e evitar que o paciente tenha a visão atrapalhada pela pele das pálpebras. As pálpebras têm como função proteger nossos olhos de ressecamento ocular, da entrada de corpo estranho, da luz, entre outros, além de contribuir para nossa expressão facial. Além da blefaroplastia, as cirurgias palpebrais também englobam intervenções para correção de ptose palpebral, ectrópio, entrópio, triquíase, lagoftalmo, tumores palpebrais e reconstrução palpebral e correção de ptose de supercílios.

Segundo o oftalmologista Jerrar Xavier, a cirurgia tem benefícios tanto estéticos quanto para a saúde ocular do paciente. “A blefaroplastia é indicada em casos funcionais quando leva à perda de campo visual superior ou em casos estéticos, quando incomoda o paciente e visa melhorar o olhar envelhecido, cansado ou inexpressivo”, afirma o especialista em plástica ocular do Hospital de Olhos pode Santa Luzia.

Um estudo divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês) em janeiro de 2023 apontou que o Brasil foi o país do mundo onde mais se fizeram blefaroplastias. Ao todo, foram 177 mil cirurgias de pálpebras realizadas.

A blefaroplastia também é um procedimento relativamente simples. “É uma cirurgia ambulatorial com anestesia local e sedação. A cirurgia em si em dura em média duas horas e o paciente fazrecuperação no hospital para aplicação de gelo, masvai embora no mesmo turno que entrou e tem um pós-operatório indolor”, finaliza o oftalmologista Jerrar Xavier.