
Filmes pernambucanos exibidos no FIG 2023 dialogam com questões sociais
29 de julho de 2023Os longas pernambucanos Rio Doce, de Fellipe Fernandes e Propriedade, de Daniel Bandeira, que que serão exibidos hoje e amanhã, respectivamente, no Cine Jardim do Centro de Produção Cultural do Sesc são os grandes destaques da Mostra de Audiovisual do Festival de Inverno de Garanhuns, uns (FIG), que teve início no sábado passado (22/7), fechando uma semana de exibições, oficinas, rodas de conversa e debates.
Propriedade foi selecionado para a Mostra Panorama do 73ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, a Berlinale 2023. No filme, para se proteger de uma revolta dos trabalhadores da fazenda de sua família, uma reclusa estilista se enclausura em seu carro blindado. Separados por uma camada impenetrável de vidro, dois universos se veem prestes a colidir.
O longa ganhou os prêmios de Melhor Montagem no Festival do Rio e os troféus de Melhor Direção, Melhor Figurino, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Som no Festival de Aruanda.
Já Rio Doce é um filme que dialoga com a cultura popular contemporânea, periférica. Na trama, Tiago é um jovem trabalhador que descobre a identidade do pai ausente quando conhece suas meias irmãs, fato que o leva a questionar sua própria identidade às vésperas de completar 28 anos de idade. Morando no bairro de Rio Doce, na periferia de Olinda, Região Metropolitana do Recife, Tiago luta para encontrar seu lugar no mundo. Nesse processo ele fortalece laços afetivos transformando sua forma de ser e de ver o mundo.
Em 2021, o filme foi o grande vencedor do festival Olhar de Cinema, em Curitiba, no qual recebeu o prêmio Olhar e o troféu de Melhor Longa Nacional na competição e nas mostras Outros Olhares e Novos Olhares. No mesmo ano, no Festival do Rio, recebeu o prêmio principal da Première Brasil: Novos Rumos.
Na Convocatória para a Mostra Audiovisual do FIG 2023 foram aprovados dez projetos, entre longas, curtas e mostras. A programação conta ainda com a tradicional Sessão Infantojuvenil, Sessão Acessibilidade, Mostra Curta Taquary, Mostra Inhumas, 1ª Mostra Filmes de Quintal, exibição de capítulos da websérie Escritoras Negras de Pernambuco, rodas de conversa e debates.
Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com investimento de R$ 10,8 milhões, o FIG 2023 reforçou a valorização do artista pernambucano, que compõe os 20 polos do festival, que prossegue até o próximo dia 31. São 398 atrações culturais. Desse total, 89,70% (357) selecionados pela convocatória são pernambucanos; e 10,30% (41) são de outros estados. Profissionais de Libras e de audiodescrição estão presentes em shows e espetáculos para oferecer mais inclusão ao público. E no Palco Mestre Dominguinhos há o Camarote da Acessibilidade, recebendo a pessoas com deficiência inscritas no Pernambuco Conduz. Foto: Divulgação.
Siga o Instagram do Blog @blogdoedvaldomagalhaes
Se inscreva no canal do Blog no YouTube