
Funcionário do Padre Airton é preso e Ministério Público oferece denúncias à Justiça
27 de julho de 2023A polícia prendeu em Garanhuns, na manhã desta quinta-feira (27.07), Landelino Rodrigues da Costa Filho, de 34 anos de idade, que era responsável por fazer filmagens das missas e eventos da Fundação Terra, sendo um dos investigados pelos crimes de estupros no caso do padre Airton Freire. O mandado de prisão contra Landelino foi expedido em 14 de julho, e ele era considerado foragido.
Jailson Leonardo da Silva, que atuava como motorista e segurança, está sendo procurado.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco informou que, de acordo com o artigo 234-B do Código Penal, “os processos de apuração dos crimes contra a dignidade sexual devem correr integralmente em segredo de justiça, preservando-se a intimidade da própria vítima”.
Padre Airton está internado desde domingo no Real Hospital Português, no Recife, com quadro de crise hipertensiva. A defesa dele nega as acusações.

O Ministério Público de Pernambuco informa que ofereceu denúncias nos dois inquéritos policiais sobre supostas práticas de crimes contra a dignidade sexual já concluídos pela Policia Civil.
Informa ainda que as medidas cautelares em vigor visam assegurar o ambiente adequado para elucidação dos graves fatos apurados e para resguardar a instrução criminal, assegurando a livre produção de provas, especialmente em processos que, pela natureza dos ilícitos, produzem inequívoca vulnerabilidade em vítimas e testemunhas.
O MPPE manterá seu trabalho institucional criterioso para assegurar a continuidade das investigações e das ações penais.
Em virtude do necessário sigilo diante da natureza dos crimes contra a dignidade sexual (para preservação de direitos personalíssimos das vítimas), dados fáticos não podem ser divulgados.
Para concluir, o MPPE ressalta que, na data de hoje (27), foi dado cumprimento a um dos mandados de prisão que estava em aberto.
Siga o Instagram do Blog @blogdoedvaldomagalhaes
Se inscreva no canal do Blog no You Tube