
Kátia das Rendeiras ausente em audiência na Câmara e Justiça nega nova prisão da vereadora
7 de junho de 2023Nesta quarta-feira (07), foi realizada audiência de instrução da Comissão de Ética da Câmara de Caruaru, que ouviu testemunhas arroladas no caso da vereadora afastada Kátia das Rendeiras (Republicanos), pelo crime de peculato. A justiça negou o pedido de Kátia para que a Comissão fosse anulada e a reunião foi realizada sem a presença da vereadora.

Mesa formada pelos vereadores: Ricardo Liberato (presidente da Comissão de Ética), Anderson Correia (relator da comissão de ética), Nelson Diniz, Carlinhos da Ceaca e Filipe José (membros da comissão), além de Galego de Lajes (representando a mesa diretora da câmara).

Advogados de Defesa da vereadora Kátia das Rendeiras: Jeferson Gomes Lopes e Eduardo de Medeiros Vila Nova Filho, negaram a participação da cliente no crime de peculato por parte da parlamentar, e pediram que não tivesse imagens transmitidas para a imprensa citando o Regimento da Câmara, alegando maior exposição da parlamentar, mas, o pedido foi negado pelo presidente da Comissão, Ricardo Liberato.

O delegado Jeová Miguel, que presidiu a operação Primus, afirmou que a quebra de sigilo bancário da vereadora e dos três assesores é uma prova cabal, com a comprovação da prática de peculato (rachadinha), com parte dos salários sendo devolvidos para a parlamentar.

O ex-assessor parlamentar, Carlos Bezerra da Silva, compareceu, prestou depoimento, e afirmou que não teve contato com a vereadora no susposto ato de rachadinha.

O Ministério Público de Pernambuco denunciou a vereadora Kátia das Rendeiras no caso do homicídio do comerciante Hallysson Wagnner, que tinha 35 anos, e foi assassinado no dia 26 de setembro de 2021, pedindo a prisão de outros possíveis envolvidos no crime, incluindo ex-marido de Kátia. A juíza Mirella Patrício da Costa Neiva negou a prisão da parlamentar