Giral forma a 1ª Rede Regional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Pernambuco

Giral forma a 1ª Rede Regional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Pernambuco

29 de maio de 2023 Off Por blogem

A Organização Não-Governamental (ONG) Giral, com apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresenta nesta quarta-feira (31.05), duas iniciativas importantes, de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. 

Por iniciativa da Giral, foi criada a 1ª Rede Regional de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes. A princípio, começando por dez cidades assistidas pela entidade na Zona da Mata Norte e Agreste do Estado: Glória de Goitá, Pombos, Chã de Alegria, Vitória de Santo Antão, Lagoa de Itaenga, Feira Nova, Limoeiro, Salgadinho, entre outros.

A UFPE também vai apresentar uma pesquisa inédita que está em andamento, para análise da exploração sexual e comercial de crianças e jovens no Brasil e em Pernambuco. 

INFORMAÇÕES:

O encontro desta quarta-feira, acontecerá durante encerramento do 5º Seminário Educar Para Proteger que aconteceu durante todo esse mês de maio, marcando o período nacional de mobilização de combate à violência e à exploração contra crianças e adolescentes. O tema dessa edição é “Abuso e Exploração – A Escravidão Moderna”.

O seminário é uma iniciativa da Giral, com incentivos da Fundação Roberto Marinho (Canal Futura), da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, além das prefeituras da região e outras instituições.

O seminário acontecerá no Auditório Denis Bernardes no do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

PROGRAMAÇÃO:

9h – Abertura com o presidente da Giral, Leonildo Moura e apresentação cultural

9h15 – Apresentação da pesquisa que está sendo coordenada por Valeria Nepomuceno Teles de Mendonça, do Departamento de Serviço Social da UFPE. A pesquisa “O Desenvolvimento de Planos de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes pretende, com seu resultado, recuperar o processo histórico das formulações dos planos de enfrentamento infanto-juvenil e lançar recomendações aos governos. A iniciativa conta com contribuições de pesquisadores do Laboratório de Direitos da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, e da The Freedom Fund – uma organização internacional sem fins lucrativos, dedicada a identificar e investir esforços efetivos para acabar com a escravidão. 

A professora Valeria Nepomuceno é ainda coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões no Campo da Política da Criança e do Adolescente (GECRIA). Ela explicará que a pesquisa tem por objetivo analisar as configurações da exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes no Brasil, principalmente em Pernambuco.

9h45 – Apresentação da Assistente Social, Alessandra Araújo, coordenadora do Centro de Referência Interprofissional na Atenção a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (CRIAR), núcleo subordinado ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e às 1ª e 2ª Varas dos Crimes Contra Crianças e Adolescentes da Capital. A assistente social vai mostrar o perfil dos casos atendidos no CRIAR/TJPE nos anos de 2008/2022.

10h15 – Teremos outro representante da Giral para falar sobre a experiência do projeto Rede e Seminário Educar para Proteger

11h – Será aberto debate ao público presente.

11h45 – Encerramento

IMPORTANTE / DADOS ESTATÍSTICOS DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTE – FONTE: SDS

Nos primeiros quatro meses de desse ano, já foram vítimas de crime sexual 643 crianças e adolescentes (0 a 17 anos). 

No mesmo período de 2022, houve 702 casos. Assim, a SDS calcula uma redução de 8,4% dessas ocorrências criminais esse ano.

Em 2021, foram 2.173 crianças e adolescentes vítimas desse tipo de crime no Estado. Em 2022, esse número subiu para 2.237, um aumento de 3%.

INFORMAÇÕES SOBRE A ONG GIRAL:

A GIRAL É UMA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL QUE ASSISTE A CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS DE 6 A 29 ANOS, ALÉM DE AGRICULTORES DA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO. 

O OBJETIVO DA GIRAL É OFERECER OPORTUNIDADES DE TRABALHO, FORMAÇÃO EDUCACIONAL, CULTURAL E ECONÔMICA, POTENCIALIZANDO TALENTOS E PROJETOS. A INSTITUIÇÃO EXISTE HÁ 16 ANOS, CUJA SEDE FICA NO MUNICÍPIO DE GLÓRIA DE GOITÁ (A 65 KM DO RECIFE). 

ALÉM DE ATENDER AOS MORADORES DA CIDADE, A GIRAL TAMBÉM AMPLIA SEU LEQUE DE AÇÕES A OUTROS QUATRO MUNICÍPIOS:  POMBOS, FEIRA NOVA, CHÃ DE ALEGRIA E LAGOA DE ITAENGA. A GIRAL MANTÉM AINDA PARCERIAS COM ESCOLAS PÚBLICAS DO RECIFE, CAMARAGIBE, CABO DE SANTO AGOSTINHO E IPOJUCA.

Siga o Instagram do Blog @blogdoedvaldomagalhaes