Chuvas dos últimos dias elevam os níveis de barragens do interior

Chuvas dos últimos dias elevam os níveis de barragens do interior

23 de março de 2023 Off Por blogem

Desde o sábado (18), as regiões Agreste e Sertão do Estado tem registrado fortes chuvas, elevando os níveis dos mananciais. No Agreste, o que teve o aumento mais expressivo foi a Barragem de São Jacques, localizada na cidade de Canhotinho, que aumentou em 22,83% o seu nível de acumulação. Saindo de 44,48% da medição realizada no dia 17, para 67,31% nesta quinta-feira (23).

Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe elevou seu nível em 8,28% ficando com 9,81% da sua capacidade. “Apesar do aumento do volume, a barragem ainda está em colapso, porém, com esse acúmulo conseguimos garantir abastecimento por mais 4 meses. O manancial atende o distrito de poço fundo (Santa Cruz do Capibaribe) e a cidade de Jataúba”, explica o gerente de Unidade de Negócios no Alto Capibaribe, Antônio Freire.

A Barragem de Tabocas, que fica na zona rural de Caruaru, acumulou 7,42% de água no período, passando para 73,11% de acumulação. Os demais mananciais do Agreste tiveram acumulação abaixo de 2%. Segundo Denis Mendes, gerente de Unidade de Negócios, no Agreste Central, “a previsão para os próximos meses é animadora, com volume bom de chuvas para a região do agreste. E, aumentando os níveis dos reservatórios nós temos mais tranquilidade e segurança hídrica para atender a população”.

No sertão do Estado, a barragem de Brejinho, na cidade de Triunfo saiu de 14% para 54% de armazenamento, nos últimos dias, levando a Compesa a iniciar os testes para a redução do rodízio no abastecimento do município.

Foto ilustrativa: Arquivo/Internet.

Siga o Instagram do Blog @blogdoedvaldomagalhaes