Representantes das comunidades Obra de Maria e Canção Nova visitam obras sociais na África

Representantes das comunidades Obra de Maria e Canção Nova visitam obras sociais na África

21 de março de 2023 Off Por blogem

As missões nos países Moçambique, Angola e Zimbábue recebem a visita do fundador da comunidade católica Obra de Maria, Gilberto Barbosa, e dos cofundadores da comunidade Canção Nova, Wellington Silva Jardim “Eto” e Luzia Santiago. Desde o dia 10 de março, os representantes se encontram com sacerdotes e missionários para acompanhar o desenvolvimento dos projetos no continente africano.

Um dos exemplos de atuação da Obra de Maria em Moçambique, a cidade de Dombe entrou no roteiro de viagem, com o encontro de crianças e adolescentes que são assistidas pelas instituições. O vilarejo possui mais de 40 mil habitantes e fica a 1.025 quilômetros de Maputo, capital moçambicana. No local funcionam creches, dois internatos com 400 alunos cada, hospitais de missão e escolas que, atualmente, atendem cerca de dois mil alunos.

Na ocasião, esteve presente também o Padre Rafael, que revelou um milagre acontecido no local, “Certo dia, quando as crianças estavam na escola, o internato pegou fogo. Dentro do dormitório tínhamos três terços. Tudo foi queimado, com exceção dos terços”, disse. Logo em seguida, o padre informou que outro milagre havia acontecido, uma vez que não seria possível recuperar tudo o que haviam perdido em pouco tempo, mas em quatro meses o internato se ergueu novamente com a ajuda de amigos e benfeitores, ficando mais bonito que antes, segundo ele.

A viagem também contou com visitas ao Orfanato Lar São Gabriel da Esperança, na diocese de Chimoio, onde deixaram mensagens de fé e esperança, e de lá seguem para a cidade de Tete, em Moçambique. Para Gilberto Barbosa, essa é uma oportunidade de estar mais perto das pessoas e sentir a diferença que as missões realizam na vida delas, “São várias cidades que estamos visitando. Decidimos realizar essa visita geral para acompanhar como estão sendo desenvolvidos e recebidos os projetos pela população. Além disso, cada vez mais quem viaja conosco está contribuindo com as obras sociais”, disse.

As comunidades fazem parte da Renovação Carismática Católica, que tem como objetivo prestar serviços humanitários no Brasil e no mundo. As atuações principais nos campos sociais e evangelizadores acontecem em cidades mais afastadas, onde a ajuda tende a demorar a chegar, e também após desastres naturais, como ciclones e deslizamentos de barreiras, como em 2019, quando a passagem do ciclone Idai deixou mais de 180 mortos da África e a pernambucana Maísa Melo, missionária há mais de dez anos na Obra de Maria, atuou na recuperação da cidade de Dombe.

A Comunidade Católica Obra de Maria

Presente em 44 países, sendo 24 na África, como Angola, Moçambique, Cabo Verde e Costa do Marfim, a Obra de Maria tem sede na cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco, e foi idealizada por Gilberto Barbosa e Maria Salomé, respectivamente fundador e co-fundadora, em meados de 1990.

Com o carisma “Evangelizar de todas as formas com alegria”, os membros da Obra de Maria organizam eventos beneficentes e peregrinações para arrecadar fundos para as missões e obras sociais que administram, mas também atuam ao longo do ano. As ajudas humanitárias são reconhecidas inclusive pelo Vaticano, onde vive a maior autoridade católica, o Papa. 

Siga o Instagram do Blog @blogdoedvaldomagalhaes

Fotos: Divulgação