
Vereadora Kátia das Rendeiras e assessor são presos pela Polícia Civil
1 de março de 2023A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou, na manhã desta quarta-feira (01), em Caruaru, a operação de repressão qualificada denominada “Primus”. E informou que o objetivo é de desarticular associação criminosa voltada para a prática do crime de peculato. A vereadora Kátia das Rendeiras (Republicanos), é o assessor Carlos Mateus foram presos. A prisão da parlamentar não tem relação com a morte do comerciante Hallysson Wagnner, que gravava vídeos e postava nas redes sociais denunciando a parlamentar. Ela também é investigada por esse crime, mas no caso da operação de hoje, segundo a polícia civil a motivação da prisão é outra. A investigação é por em Lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e peculato. O advogado Criminalista, Cláudio Cumaru, assumiu a defesa da vereadora Kátia das Rendeiras. Kátia das Rendeiras passou por audiência de custódia e está sendo encaminhada para a Colônia Penal Feminina Bom Pastor no Recife, e o assessor está sendo encaminhado à Penitenciária Juíz Plácido de Souza em Caruaru.
A Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão, 14 de busca e apreensão domiciliar, sequestro de bens e bloqueio judicial de ativos financeiros, todos expedidos pela segunda Vara Criminal da Comarca de Caruaru. As investigações foram iniciadas em março de 2022.
Nota da Câmara de Caruaru
Vimos a público informar que até o presente momento, a Câmara Municipal de Caruaru não foi notificada, e nem tampouco intimada oficialmente sobre a prisão da parlamentar Kátia da Rendeiras.
No momento, nos reservamos, enquanto instituição, a não comentar ou emitir juízo de valor sobre o ocorrido.
Desta forma, mais informações e detalhes devem ser buscados com a assessoria da própria vereadora, como também com o Poder Judiciário.
Francisco Ferreira
Procurador Jurídico Geral da Câmara de Caruaru.
Foto: Vladimir Barreto.
Siga o Instagram do Blog @Blogdoedvaldomagalhaes