Verão favorece aumento de casos de conjuntivite

Verão favorece aumento de casos de conjuntivite

20 de janeiro de 2023 Off Por blogem

Verão é sinônimo de praia, férias e diversão. Mas também é uma estação para ficarmos atentos, pois é uma das mais perigosas para a saúde dos olhos. Isso ocorre em função do aumento da temperatura, que favorece a reprodução de bactérias, podendo desencadear o aparecimento de problemas oculares, como a conjuntivite, ou mesmo doenças mais graves, como pterígio, lesões na retina e ceratite.

Segundo a oftalmologista Jeanine Dantas, do HOPE, hospital que integra o grupo Vision One, uma das doenças oftalmológicas mais comum no verão é a conjuntivite. “É uma doença que consiste em uma inflamação da conjuntiva que pode ser causada por inúmeros fatores, desde uma alergia até causas infecciosas. A principal forma de evitá-la é não coçar e não colocar as mãos nos olhos”, explica a especialista Jeanine Dantas.

Além de não coçar os olhos, a oftalmologista do HOPE também orienta sobre outros cuidados que devem ser tomados. “Não usar maquiagem fora do prazo de validade e sempre limpar os olhos adequadamente com shampoo neutro infantil ou produtos indicados pelo seu oftalmologista”, recomenda a médica Jeanine Dantas.

Outro ponto que devemos ficar atentos é a exposição excessiva ao sol. É bastante comum que as pessoas passem horas desprotegidas dos raios solares. De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, o ideal é usar bonés, chapéus e óculos escuros com filtro de proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB).

A oftalmologista Jeanine Dantas alerta que caso a pessoa sinta algum desconforto como coceira ou lacrimejamento, deve procurar logo ajuda médica. “Se estiver apresentando vermelhidão ocular, lacrimejamento, coceira ou secreção nos olhos é preciso buscar imediatamente uma emergência oftalmológica para avaliação e em seguida iniciar o tratamento adequado”, finaliza a especialista do HOPE.

Foto: Reprodução.

Oftalmologista Jeanine Dantas