
Check-up oftalmológico previne doenças e garante saúde ocular
21 de dezembro de 2022Apesar da importância de cuidar da saúde dos olhos, a tendência é apenas procurar tratamento quando já se percebe alguma dificuldade na visão. Entretanto, manter uma rotina de visitas com o oftalmologista é fundamental para prevenir doenças como miopia e glaucoma, já que muitos desses problemas oculares surgem de forma silenciosa e são assintomáticos nas fases iniciais.
A oftalmologista Katherine Sales, do Hospital de Olhos Santa Luzia, que integra a rede Vision One, aponta que os check-ups oftalmológicos devem começar ainda na infância. “Consultas periódicas com um oftalmologista são a única maneira de prevenir, diagnosticar e tratar diversas doenças oculares. Esse é o primeiro passo para proteger os seus olhos de doenças sérias e até mesmo da baixa visão e da cegueira. E em se tratando de crianças vamos mais além. Os nossos pequenos precisam ser avaliados mais de pertinho, visto que a visão é um dos sentidos mais complexos e só estará completamente formada por volta dos 7 anos de idade”, afirma a médica.
A realização de check-ups oftalmológicos também é importante para acompanhar a evolução do grau em pacientes com erros de refração como miopia e astigmatismo. “Os vícios de refração ou ‘grau dos óculos’ significam que, por algum distúrbio no comprimento do globo ocular, na córnea ou no cristalino, a pessoa tem problemas em focar a imagem na retina. A prescrição de óculos de miopia tem sido uma constante, uma vez que a doença se tornou muito frequente por conta do excesso de uso de aparelhos eletrônicos. Outra doença que não podemos esquecer é o estrabismo, que pode estar associado a um erro de refração, à baixa visão ou causar ambliopia, que é o ‘olho preguiçoso”, explica a oftalmologista.
Katherine defende que a visita ao oftalmologista seja feita de forma semestral ou anual, dependendo da idade. “Vale salientar que a frequência das consultas vai depender da idade do paciente e se este tem ou não alguma doença ocular”, afirma a especialista.
Durante o check-up oftalmológico é realizada a medida da acuidade visual nas distâncias de longe e perto. Também é feito o exame de refração e a tonometria, que mede a pressão intraocular dos olhos. Outros exames incluem a fundoscopia, que analisa o cenário no fundo do olho, o exame externo, para avaliar as pálpebras, a motilidade ocular, que examina a capacidade de movimentação dos olhos e a biomicroscopia, para examinar as partes externas e internas do globo ocular.
“Que fique claro que todo paciente precisa ser vistopelo menos uma vez ao ano pelo oftalmologista, apresentando ou não sintomas”, conclui a oftalmologista Katherine Sales.
