
Confira a programação das comemorações dos 110 anos de Luiz Gonzaga, que segue até sexta-feira (16)
14 de dezembro de 2022As comemorações dos 110 anos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, tem uma vasta programação que foi montada pela Fundação de Cultura. Na segunda-feira (12) começou a Exposição Viva Gonzaga, no hall da Fundação e que retrata a vida e história de Luiz, por meio da arte do barro, fotografias e peças que fizeram parte de sua trajetória musical. A mostra cultural ficará aberta ao público até sexta-feira (16), das 8h às 17h, quando encerra a IV Semana Viva Gonzaga.
Nessa terça-feira (13), data oficial do aniversário do Rei e também comemorado o Dia do Forró, o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga foi palco para o tradicional Café com Gonzaga, onde reuniu artistas locais, a Orquesta Safônica de Exu, terra natal de Gonzaga, a Orquestra do Maestro Mozart e público em geral. “Para nós, enquanto gestores da Fundação de Cultura, é sempre uma honra realizar este tipo de comemoração, ainda mais quando se fala em Luiz Gonzaga e tudo que ele representa. Reunir artistas, nomes da nossa cultura local, e até os de fora, é uma forma de demonstrar que a cultura nunca morre, ela permanece entre nós”, pontuou o vice-presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti
O momento foi de muita alegria e nostalgia. Grandes sucessos de Luiz Gonzaga fizeram parte do repertório da manhã, com a participação de grandes nomes da cultura da cidade, como as cantoras Joana Angélica e Renilda Cardoso, o cantor e compositor, Onildo Almeida, entre outros.
“Planejar e viver momentos como este, nos faz lembrar o quão grande é falar de Luiz Gonzaga, quantas memórias nos trazem e como sua trajetória de vida é importante para o legado do nosso Nordeste, bem como Caruaru, que possui tantos elementos da cultura do Rei do Baião”, frisou o presidente da Fundação de Cultura, Rafael Martiniano.
A programação tem continuidade durante toda a semana, palestras, lançamento de livro e selo dos Correios fazem parte do cronograma de atividades em homenagem aos 110 de Luiz Gonzaga.
“Prestigiar a obra e trajetória deste Mestre, que é e sempre será o Rei do Baião, é evidenciar tudo que ele representa para nós. Ele sem dúvidas foi o nordestino do século e temos sempre que manter viva a história dele, resgatando cada vez mais a cultura”, afirmou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.
Confira a programação dos próximos dias:
14/12 – Palestra com o compositor e Patrimônio Vivo de Caruaru, Onildo Almeida
Tema: Luiz Gonzaga o eterno Rei do Baião
Local: Hall da Fundação de Cultura
Horário: 19h30
15/12 – Lançamento do Selo dos Correios em homenagem ao Forró
Local: Hall da Fundação de Cultura
Horário: 19h
Lançamento do livro: Pernambuco em versos, conquistas e municípios. Autor: Luiz Ferreira
Local: Hall da Fundação de Cultura
Horário: 20h
16/12 – Palestra com o professor e pesquisador, José Urbano
Tema: Luiz Gonzaga, Cidadão de Caruaru
Local: Escola de Tempo Integral Rubem de Lima – Cidade Jardim
Horário: 14h30.
Siga o Instagram do Blog @blogdoedvaldomagalhaes
Foto: Jorge Farias/PMC.