
Receita Federal apreende celulares, carregadores, capas, perfumes e eletrônicos avaliados em R$ 100 mil
4 de novembro de 2022Uma carga de produtos estrangeiros irregulares foi apreendida, nesta quinta (3), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes. Entre as mercadorias estavam 14 celulares Iphone e 50 carregadores, além de capas, headphones e perfumes. O material está avaliado em cerca de R$ 100 mil.
As mercadorias não possuíam nota fiscal nem comprovação da regular importação. O material estava na posse de passageiro que informou possuir loja virtual onde os celulares seriam comercializados. O voo teve origem em Guarulhos/SP.
O passageiro foi autuado e teve os produtos retidos. Caso não comprove o regular pagamento dos tributos, poderá sofrer sanções fiscais e ser indiciado pelo crime de descaminho, cuja pena pode variar de um a quatro anos de reclusão.
A operação foi realizada pela Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp04) , em parceria com a Inspetoria da Receita Federal no Aeroporto do Recife.
A ação visa coibir o comércio de produtos estrangeiros ilegais. As inspeções ocorrem em áreas de desembarque de voos nacionais com origem em cidades consideradas grandes centros de distribuição de mercadorias.
O monitoramento nos voos domésticos identifica diversos alvos que internalizam no Brasil produtos de alto valor agregado, de origem ilícita, que chegam a diversos estados do país pelos aeroportos.
Os celulares, carregadores, capas, perfumes e eletrônicos irregulares foram encaminhados aos depósitos da Receita Federal e, após o devido processo administrativo, podem ser leiloados e o valor revertido em prol da sociedade. Foto: Reprodução/WhatsApp.
Siga o Instagram do Blog do Edvaldo Magalhães e se inscreva no canal do Blog no YouTube.