
Morre atriz Cláudia Jimenez, que fez as personagens marcantes Edileuza e Dona Cacilda
20 de agosto de 2022Morreu na manhã deste sábado (20), no Rio de Janeiro, a atriz Cláudia Jimenez, aos 63 anos idade. A artista estava internada em um hospital na zona sul da cidade, e a causa da morte não foi divulgada pela família.
Em 1986, a atriz estava com uma tosse persistente e descobriu que tinha câncer, um tumor maligno no mediastino, atrás do coração. As sessões de radioterapia causaram outro problema de saúde e o tratamento pode ter afetado os tecidos do coração.
Cláudia Jimenez passou por uma série de cirurgias cardíacas. Em 1999, colocou cinco pontes de safena no coração. Em 2012, fez a substituição de uma válvula aórtica, e em 2104 colocou um marca-passo.
Cláudia era humorista, dubladora e roteirista, em mais de 40 anos de carreira. Iniciou em 1979 a série Malu Mulher. Participou de programas: Os Trapalhões, Viva O Gordo e Chico Anysio Show, ficando mais conhecida com a personagem Dona Cacilda na Escolinha do Professor Raimundo. Na TV e no teatro fez a empregada doméstica Edileuza em Sai de Baixo. No cinema foi atriz e dubladora, em filmes como A Era do Gelo. Ao todo, foram nove novelas, seis séries e três humorísticos. Estava afastada da TV desde 2016 e vivia mais reclusa.