Hospital Santa Luzia: Tecnologia e excelência a serviço do paciente

Hospital Santa Luzia: Tecnologia e excelência a serviço do paciente

29 de junho de 2022 0 Por blogem

Hospital Santa Luzia se destaca pelo parque tecnológico e pela formação de profissionais. Pacientes ainda contam com atendimentos em horários ampliados

Perto de completar 30 anos, o Hospital de Olhos Santa Luzia (HOSL) se consolida cada vez mais como referência nacional na área de oftalmologia. Localizado no coração de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, o hospital ocupa 6 mil metros quadrados de área total, com diversas especialidades oftalmológicas.

Desde setembro do ano passado, o HOSL também passou a integrar o grupo Vision One, plataforma nacional de hospitais oftalmológicos composta ainda pelo HOPE (Recife), CBV (Brasília), Hospital de Olhos Francisco Vilar (Teresina) e HOC (Cuiabá).

Fundado em 1993, por renomado grupo de médicos oftalmologistas, o Santa Luzia é uma das mais respeitadas instituições da área em Pernambuco, possui uma estrutura de 5 mil m² e realiza mais de 280 mil procedimentos anualmente. Por meio de seus programas de fellowship (programa de aperfeiçoamento para médicos que já concluíram a residência) e residência médica, credenciados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e MEC, já contribuíram para a formação de dezenas de oftalmologistas com diversas publicações e trabalhos científicos, sendo alguns premiados internacionalmente.

Tecnologia

Uma das maiores forças do HOSL está no seu parque tecnológico. O hospital investe constantemente em novos equipamentos, tudo para oferecer o que há de mais moderno para os pacientes e realizar procedimentos menos traumáticos e com uma recuperação mais rápida.

“A oftalmologia depende muito do equipamento. São diversos segmentos no olho, é quase que um organismo à parte, tanto que você tem várias subespecialidades na oftalmologia. E cada subespecialidade vai ter um determinado equipamento que é específico para aquela área”, explica o diretor médico do Hospital Santa Luzia, Natanael Figuerôa.

Um das cirurgias mais realizadas pelo hospital é a de retina, que ocorre de forma minimamente invasiva para o paciente. O HOSL é inclusive o hospital do Brasil que mais realiza procedimentos do tipo.

Outro carro-chefe são as cirurgias de glaucoma, também realizadas de forma minimamente invasiva, por meio do implante de stent. O Santa Luzia habilitou recentemente dois dos seus profissionais (os oftalmologistas Natanael Figuerôa e Hayana Rangel) para realizar o procedimento. “Você tem que ter uma experiência realmente grande. Apesar de ser um procedimento que é minimamente invasivo, é um procedimento muito especializado. É preciso ter sensibilidade muito grande, uma indicação precisa e pleno conhecimento da área do implante”, conta Natanael.

Horário ampliado

O hospital oferece o serviço de consulta pós-expediente e aos sábados. Os atendimentos durante a semana funcionam de segunda a quinta até às 20h. Já aos sábados, o horário vai das 7h às 11h para consultas e exames. Outro serviço oferecido pelo hospital é o da urgência 24h.

O diretor médico do Hospital Santa Luzia, Natanael Figuerôa, fala que os perfis dos pacientes são diferentes para cada horário. “Sabemos que hoje todo mundo é muito ocupado. Então a gente tem esse atendimento no horário estendido e aos sábados. Temos um movimento bem grande, principalmente de famílias inteiras aos sábados. Os pais vêm com as crianças para fazer a consulta e também já aproveitam para serem atendidos. Já durante a semana é mais aquela pessoa que só consegue vir à noite, depois do trabalho”, afirma o médico-oftalmologista.

Referência na formação de profissionais

Devido ao grande prestígio técnico-científico de seu corpo médico, em 2007, o Ministério da Educação concedeu ao Hospital de Olhos Santa Luzia o credenciamento de uma Residência Médica em Oftalmologia. Ao todo, são oferecidas anualmente quatro vagas de residência, para profissionais vindos da Secretaria de Saúde (SES-PE) e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Estima-se que cerca de quarenta oftalmologistas já tenham passado pelo programa de residência do hospital.

O médico-oftalmologista Natanael Figuerôa conta que muitos dos residentes são inclusive contratados pelo hospital quando se formam. “São pessoas que a gente já conhece, que já trabalhavam e que sabem todo o ritmo de funcionamento do hospital e acabam sendo moldados na sua formação, e aí conseguimos aproveitar muitos deles”, explica.

Além da residência, desde 2011 o Hospital Santa Luzia também oferece o Curso de Especialização em Oftalmologia, credenciado pelo CBO.

Fundação Santa Luzia

Empenhado em sempre colaborar com a sociedade, o Hospital mantém a Fundação Santa Luzia que presta serviços de oftalmologia a várias comunidades de baixa renda da Região Metropolitana do Grande Recife, através de convênios com diversas prefeituras e associações.

Natanael Figuerôa – Diretor Médico do Hospital Santa Luzia