Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado é instalado em Pernambuco

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado é instalado em Pernambuco

2 de maio de 2022 0 Por blogem

O Ministério Público Federal (MPF) conta agora com um núcleo especializado para apoiar os procuradores da República em Pernambuco (PE) em investigações e processos relativos a casos que envolvam organizações criminosas e delitos de maior complexidade. O objetivo do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) é aprimorar o enfrentamento desse tipo de crime no estado.

A atuação do Gaeco se dará mediante coleta de dados, produção de conhecimento e compartilhamento com outras instituições públicas de informações de inteligência e contrainteligência, entre outras estratégias.

Trata-se de um grupo permanente integrado por procuradores da República designados para essa missão por dois anos. Grupos similares já existem no MPF em outros 18 estados, além de Pernambuco.

Gaecos federais – No âmbito do Ministério Público Federal (MPF), os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) são grupos operacionais com a função de identificar, prevenir e reprimir o crime organizado, auxiliando membros da instituição no combate à criminalidade organizada em âmbito nacional, pela realização de investigações criminais em conjunto com a polícia judiciária ou por meio de procedimento próprio, com prioridade à integração, parceria, mútua cooperação, compartilhamento de informações e, quando necessário, atuação conjunta em âmbito regional e nacional, conforme o caso.

Imagem: ASCOM/PRPE.