
Reeducandos realizam limpeza e manutenção de 68 praças em Caruaru
7 de abril de 2022Um grupo de reeducandos, acompanhados pelo Patronato Penitenciário, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), atua na limpeza e manutenção de 68 praças no município de Caruaru, agreste do estado.
Nos locais eles realizam serviços de limpeza, capinação e jardinagem nas praças: João Cabeludo e do Convento; Coronel Porto; Chico Porto; Praça do Rosário, entre outras, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.
A equipe integra os 264 apenados que exercem atividades remuneradas no município, através de convênio entre o Patronato Penitenciário e a prefeitura. Outros grupos também trabalham na Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca), Fundação de Cultura, e outros órgãos municipais. Pelos serviços são remunerados com um salário mínimo (R$ 1.212,00).
“O convênio do Patronato Penitenciário com a Prefeitura de Caruaru, para utilização da mão de obra dos reeducandos, é um recomeço para essas pessoas excluídas do mercado de trabalho, essa ação permite a elevação desse público a verdadeira cidadania e reduz a condição de vulnerabilidade social”, ressalta Josafá Reis, superintendente do Patronato Penitenciário. A cidade de Caruaru é o um dos municípios que mais contrata reeducandos do regime aberto e livramento condicional.
