
Vereador Mano do Som pede construção de um cemitério público para animais em Caruaru
24 de março de 2022O vereador solicitou através de requerimento na casa legislativa de Caruaru, a implantação de uma cemitério público para animais de estimação. Sabe-se que a proteção e o respeito aos animais são garantidos na legislação brasileira. Assim, é notório que os animais de estimação, vem assumindo um papel cada vez mais importante como membros de nossas famílias. E assim, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais – Unesco – ONU de 1978, diz em seu preâmbulo: Considerando que todo animal possui direitos.
“É urgente, que o cemitério de animais seja uma realidade em Caruaru, pois, já é uma realidade em expansão no mundo todo.” Disse o vereador.
No entanto, não há legislação brasileira específica que regulamente os cuidados com os animais após sua morte e a prevenção de doenças, particularmente zoonoses, que possam ser transmitidas por esses animais. Portanto, a morte de um animal, gera, além do sofrimento e do luto, uma dúvida, quanto a destinação do corpo do animal. Dentre as poucas alternativas, está o enterro nas próprias residências e o enterro em terrenos ociosos, que pode resultar em problemas de saúde.
“É uma dor imensa a perda de uma animal, é um membro da família, só quem já passou por isso sabe. Além da dor da perda, vem a dúvida do que fazer com o corpo, mais um sofrimento, por isso venho lutando por esse cemitério. A causa animal é uma causa nobre, merece destaque e firmo meu compromisso com ela.” Conclui o parlamentar.