
Professores de Caruaru aprovam proposta de 20% de reajuste, sob protesto, em Assembleia
22 de março de 2022Os professores da rede municipal de ensino de e a prefeitura de Caruaru chegaram a um acordo sobre o reajuste salarial da categoria. Uma assembleia foi realizada na tarde desta terça-feira (22), no auditório da União Beneficente.
Nessa segunda-feira (21), a prefeitura ofereceu duas propostas na mesa de negociação:
A primeira corrigindo o salário para todos que recebem até o piso, pagando retroativo a janeiro. Os demais, que recebem acima do piso, terão 20% de reajuste a partir de julho, sem retroativo. Proposta aprovada por maioria na assembleia, sendo 56 votos favoráveis, sob protesto.
A segunda proposta corrigia o piso para todos os contratados, pagando retroativo a janeiro. Os concursados que recebem acima do piso, seria aplicado um reajuste de 33,24% a partir de dezembro, sem retroativo. O percentual do 13° salário seria com o proporcional, já com o salário de dezembro, o terço de férias e as férias de janeiro seriam pagos com o novo valor. Proposta que só teve 39 votos favoráveis.
Foi apresentada como opção, a proposta inicial da prefeitura que o aumento de 10,12% para os professores de carreira e aposentados, e havia sido rejeitada pela categoria na assembleia anterior. A rejeição foi repetida.
Trinta e cinco professores não votaram em não aceitar nenhuma opção e voltar a greve. A prefeitura vai encaminhar o Projeto de Lei com reajuste para a Câmara de Vereadores de Caruaru, que vai analisar nas comissões, depois discussão e votação no Plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio.