Morre Zefinha Parteira Alves, Patrimônio Vivo de Caruaru

Morre Zefinha Parteira Alves, Patrimônio Vivo de Caruaru

20 de fevereiro de 2022 0 Por blogem

A Fundação de Cultura de Caruaru recebe, com muita tristeza, a notícia do falecimento de Zefinha Parteira, uma das eleitas no III Edital do Registro do Patrimônio Vivo do município.

Zefinha Parteira exerceu o trabalho por mais de quatro décadas, trazendo ao mundo mais de 2 mil crianças com seus saberes, sendo a definição mais orgânica da cultura popular e tradicional. Ainda estava em atividade, formando novas parteiras.

Representou a categoria também nos conselhos municipais de Saúde, da Mulher e do Idoso. Foi presidente da Associação de Parteiras Tradicionais de Caruaru.

Toda a equipe da Fundação de Cultura sente, profundamente, a partida da importante representação da cultura popular. Aos amigos e familiares, nossos sinceros sentimentos.

Rubens Júnior – Presidente da Fundação de Cultura.

NOTA DE PESAR

Recebi uma triste notícia, neste domingo. Dona Zefinha Parteira nos deixou. Ela, que foi recentemente eleita Patrimônio Vivo de Caruaru, e que teve sua vida dedicada a cuidar das gestantes, dando todo apoio necessário em um momento tão especial na vida de uma mulher, que é a chegada de um filho. Por suas mãos, mais de 2 mil crianças nasceram. Sempre ativa na luta por uma sociedade mais justa, fez parte de conselhos e foi uma forte representante das parteiras. Aos familiares e amigos, o meu fraterno abraço.

Raquel Lyra
Prefeita de Caruaru

Zefinha Parteira – Parteira há mais de quatro décadas, trouxe ao mundo mais de 2.000 crianças com seus saberes, sendo a definição mais orgânica da cultura popular e tradicional. Ela estava ainda em atividade, formando novas parteiras. Já representou a categoria nos Conselhos Municipais de Saúde, da Mulher e do Idoso. Foi presidente da Associação de Parteiras Tradicionais de Caruaru.

O velório ocorre na avenida Rubens Florêncio de Moura,236, próximo antigo cuzcuz, na Vila Padre Inácio. O enterro será às 16h desta segunda-feira (21), no cemitério da Vila Itaúna, zona rural de Caruaru.

Foto: Elvis Édson.