
Indicadores das doenças respiratórias seguem em aceleração em Pernambuco
11 de janeiro de 2022Apenas na primeira semana epidemiológica de 2022, foram notificados 1.419 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) em Pernambuco, significando um crescimento de 50% em uma semana e de 138% em 15 dias. Esse aumento de casos de Srag, que incluem doentes de influenza e de Covid-19, impactou diretamente nas solicitações por leitos de UTI: foram 805 pedidos nesta primeira semana epidemiológica, representando um aumento de 2% em uma semana, mas de 82% em 15 dias.
Por causa disso, dentro de um cenário de forte pressão sobre a rede de saúde, o Governo do Estado vai continuar colocando em prática o plano de contingência, com a abertura intensa de mais leitos para garantir a assistência à população. Em menos de 20 dias, já foram abertos 480 novos leitos para casos de Srag, sendo 213 de UTI. Isto corresponde a capacidade de pelo menos 2 grandes hospitais de campanha. O trabalho também continua, diuturnamente, para minimizar os impactos desta aceleração das doenças respiratórias e salvar vidas. A previsão é que nos próximos dias, pelo menos, outros 500 leitos, sendo 290 de UTI, sejam abertos.
Siga fazendo a sua parte para desacelerar a contaminação por estas doenças: use máscara, mantenha as mãos sem limpas e vacine-se.
Minha vida profissional, tem me colocado em uma situação, diante desse elenconco enorme de Vírus circulantes em Caruaru, em PE, no Brasil e no Mundo. Que não posso ser omisso . Desde o ano de 2020, sempre que encontro um espaço como esse , deixo um pouco do meu conhecimento sobre microrganismos e seus malefícios. Que o Bom DEUS e a Ciência em Saúde Ambiental nos conceda dias, meses e anos livres dessas Patologias virais e bacterianas.