
Dia Mundial do Urbanismo levanta discussão sobre necessidade de arborização em Caruaru
8 de novembro de 2021O Dia Mundial do Urbanismo, celebrado nesta segunda-feira (08/11), traz à tona discussões em torno da necessidade da constante criação de soluções que cooperem para a saudável integração dos elementos de uma comunidade, a exemplo de áreas verdes e ambientes de lazer planejados, além do sistema de transporte e espaços habitacionais adequados.
Caruaru, no Agreste de Pernambuco, tem área territorial de 923.150 km² e população estimada em 369.343 pessoas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Uma cidade polo, cada vez mais vertical e com ondas de calor crescentes, o que sinaliza para a maior necessidade de arborização, sobretudo das áreas urbanas, ao passo dos condomínios fechados e ambientes rurais, como vem se estabelecendo.
Um dos componentes mais importantes em uma cidade, no que se refere ao conforto térmico, lazer e saúde, é a arborizarão urbana, como destaca o engenheiro civil Mário Paulo Barros Melo, coordenador dos cursos de Engenharia Civil e de Produção da Faculdade Nova Roma, com unidade em Caruaru. “Tanto as ruas e praças, como bosques, parques e jardins públicos apresentam um cenário com necessidades para a colocação de vegetação/árvores em seus espaços, de forma a melhorar a qualidade de vida da população”, detalha o engenheiro.
Nesse sentido, Mário Paulo Barros destaca que, localmente, pode-se tomar como parâmetro a ser seguido o canteiro central da Avenida Agamenon Magalhães. “Referente à arborização em vias públicas, o plantio de árvores nativas em calçadas de ruas e avenidas resulta na diminuição das altas temperaturas sofridas por algumas cidades, além da aproximação das pessoas com o verde, aumentando com isso, a conscientização ambiental”, enfatiza.
Assim, esse pode ser um trabalho para além do desenvolvido pelo poder público: a população pode cooperar de forma fundamental, nesse aspecto, com o plantio de árvores em ruas e praças específicas; tendo consciência dos benefícios da arborização urbana e sendo multiplicador desse pensamento, de forma a reforçar a consciência coletiva ambiental e então auxiliar à diminuição das altas temperaturas, um problema mundial.
Crédito da Foto: Mário Paulo/ Arquivo Pessoal