
Caruaru: Ato Político Cultural em homenagem aos 42 anos da Anistia no Brasil
2 de setembro de 2021Na noite desta quinta-feira (02), foi realizado um Ato Político Cultural, organizado pelo Comitê Memória Verdade e Justiça para Democracia – CMVJD-PE, na sede do Sintracon, localizado na rua Afonso Celso, no bairro São Francisco, em Caruaru.
Os debatedores foram Marcelo Mário de Melo que é poeta, jornalista, escritor e ex-preso político na ditadura militar; Rafael Wanderley que é advogado popular e militante da Unidade Popular pelo Socialismo e Nildo Martins que é Assentado da Reforma Agrária, graduado em serviço social UCE, mestrando pela UNESP e militante do MST. A mediadora foi Iany Morais que é militante do Movimento de Mulheres Olga Benário e da União da Juventude Rebelião.
Exatamente há 42 anos, com o regime militar acuado pelas mobilizações democráticas, com comitês de anistia se alastrando pelo país e a realização de grandes manifestações e passeatas da juventude e início de mobilizações operárias, se apresentou a Lei da Anistia.
Com ela milhares sindicalistas, trabalhadores, artistas e estudantes que lutaram pelo fim da ditadura militar no Brasil, e estavam no exílio puderam retornar ao seus lares. Muitos presos políticos foram libertados.
Sem dúvida uma importante vitória, contudo, parcial. Não foi a vitória desejada pelo movimento porque a lei conquistada não garantiu Anistia Ampla, Geral e Irrestrita, o que abriu brecha para que os torturadores e as empresas privadas que financiaram o golpe de 64 não tenham sido punidos até hoje.

