
Pernambucana é a atleta com mais medalhas em uma mesma edição dos jogos paralímpicos
1 de setembro de 2021A nadadora pernambucana Maria Carolina Santiago (@mariacarolinasantiago) ganhou mais uma medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos 2020 de Tóquio. Desta vez, ela garantiu o primeiro lugar na prova dos 100m peito, com recorde paralímpico de 1:14.89. Com este resultado, ela tornou-se a atleta brasileira com mais medalhas em uma mesma edição dos jogos paralímpicos. Somente em Tóquio já foram cinco vitórias, sendo mais duas de ouro (50m livre e 100m livre), uma de prata (4×100 livre misto) e uma de bronze (100m costas). Orgulho danado pra gente!
Carolina Santiago, tem 36 anos de idade, é natural do Recife, e morou por vários anos em Caruaru. Ela possui “Morning Glory”, uma síndrome que atinge o nervo ótico que deixa a visão com capacidade de 30%, e começou a praticar a natação aos 08 anos por influência do irmão. Aos 12 anos, quando morava em Caruaru, participou de competições de natação para pessoas com deficiência física e de natação em águas abertas e, aos 17 anos retornou ao Recife.
A atleta chegou a ficar cega por causa de um acúmulo de água na retina, parou de nadar, e voltou à modalidade 10 anos depois, aos 27 anos. Carolina venceu o Mundial de Londres em 2019 nos 50m e 100m costa, aos 34 anos, se classificando para disputar os Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020. Carolina Santiago ganhou medalhas nos jogos Pan-Americanos em Lima, no Peru.