Escolas podem cobrar taxa para reserva de vagas de estudantes no próximo ano letivo

Escolas podem cobrar taxa para reserva de vagas de estudantes no próximo ano letivo

24 de agosto de 2021 0 Por blogem

Com o avançar do ano letivo, o planejamento das escolas pra o ano seguinte começa a ser feito, mesmo com a pandemia. Entre o planejamento, está a possibilidade de se abrir um requerimento de matrícula, que funciona como uma reserva da vaga para o estudante que já está na instituição. Segundo Luiz Tôrres Neto, advogado especialista em direito educacional, o requerimento permite que os responsáveis pelo estudante, ou os alunos maiores de 18 anos, externem para a instituição a intenção de proceder com a matrícula. “O requerimento de matrícula serve de termômetro para a escola, antecipando uma possível realidade de matriculados para o ano letivo seguinte”, destacou.

Ainda de acordo com Luiz, não há um período definido para que ele seja feito ou aberto pela instituição. “O requerimento pode ser feito em todo o ano letivo, em momento logo que antecede ao período de matrícula. O requerimento de matrícula deve ser destinado ao aluno da casa, como que sendo um tipo de preferência, antes de externar a matrícula para toda a comunidade.”

Quanto a valores, de acordo com Luiz, a reserva pode ser feita gratuitamente ou de forma paga. Mas fique atento, pois os valores a serem praticados devem ser definidos com bom senso. “Não existe um valor máximo para a ‘taxa’. É interessante que seja um valor razoável. Lembrando que não pode ser cobrado pela instituição um valor a mais que a anuidade escolar”, afirmou o especialista. Vale lembrar, que caso a matrícula para o ano seguinte seja concretizada, o valor cobrado a título de taxa pelo requerimento deve ser descontado. Não havendo a matrícula, aquele valor da taxa deve ser devolvido ao responsável ou aluno.

Por fim, Luiz destaca que o requerimento em si precisa ser um documento formal, trazendo segurança e transferência para as partes.